As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) criadas em 2008 têm por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde.
De acordo com a legislação aprovada, o Centro de Saúde do Sabugal foi integrado no Agrupamento de Centros de Saúde Guarda, também conhecido por Unidade Local de Saúde da Guarda.
Ainda de acordo com o Decreto-Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro, o Centro de Saúde do Sabugal deveria englobar, pelo menos, uma Unidade de Saúde Familiar ou uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, ou serviços desta.
A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.
A UCC assenta em equipas multiprofissionais autónomas, designadas por equipas de intervenção comunitária (EIC) para abordagens a grupos/comunidades em diferentes contextos e de acordo com o Plano Nacional de Saúde, por equipas de cuidados continuados integrados (ECCI) e por equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos (ECSCP) para a intervenção à população idosa e/ou dependente.
A equipa da UCC é composta por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais, consoante as necessidades e a disponibilidade de recursos.
O coordenador da UCC é designado de entre enfermeiros com pelo menos a categoria de enfermeiro especialista e com experiência efetiva na respetiva área profissional.
Ora o que aconteceu é que desde 2008 até agora apenas foram formadas as UCC de Seia e de Gouveia, o que significa que, mesmo com a dedicação e o esforço de pessoal médico e de enfermagem, uma Unidade deste tipo não existe no Concelho do Sabugal.
É entretanto publicado a 14 de Outubro último o D-Lei nº 239/2015 que introduz uma alteração de fundo, ao permitir que as UCC possam ser criadas por municípios, ficando as mesmas sob a administração do município responsável pela sua criação.
Não define este Decreto as formas como tal virá a acontecer, nomeadamente no que respeita aos custos associados, à contratação do pessoal médico e de enfermagem, ou ainda ao modo de relacionamento com o Centro de Saúde e com a Unidade Local de Saúde da Guarda.
No meu entender, a criação de uma UCC no nosso Concelho seria uma mais valia significativa para a qualidade de vida dos residentes, com especial incidência nas camadas mais velhas da população.
E por isso aqui deixo um desafio ao Executivo Municipal para que, pelo menos, analise esta situação, na perspetiva de avançar para a criação de uma Unidade de Cuidados na Comunidade, considerando que deveria ser envolvido neste processo o movimento social local.
:: :: :: :: ::
ps1. Este fim-de-semana muitos portugueses se deslocarão aos cemitérios onde os seus familiares foram enterrados. Defendo há muito que as famílias têm dois dias a si dedicados. O Natal onde os familiares vivos se juntam, e o dia 1 de Novembro onde são recordados os familiares mortos. Infelizmente a igreja católica portuguesa «vendeu» este feriado num claro desprezo pelos sentimentos mais profundos de católicos e não católicos…
ps2. Mesmo que aquele senhor de Belém nomeie Passos para primeiro-ministro, o panorama político em Portugal nunca mais será o mesmo. E tal se deve, no essencial, a três políticos, António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa. Há portas que depois de abertas muito dificilmente se voltam a fechar…
ps3. Uma semana para mim rica do ponto de vista cultural. Sábado passado tive o prazer de ouvir de novo essa “grande” Sinfónica Juvenil de Caracas. No dia que sai esta crónica, a noite será no São Carlos ouvindo Madama Butterfly de Puccini. Termino no domingo ouvindo a Chamber Orchestra of Europa. Há semanas assim, onde posso esquecer os contratempos da vida…
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Leave a Reply