:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 18 DE OUTUBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento, na Guarda, de João Bigotte Chorão, em 1933.

>> Dia de São Lucas (Evangelista).
>> Dia Mundial da Menopausa.
>> Dia Europeu de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos.
>> JOÃO BIGOTTE CHORÃO
Há 82 anos, no dia 18 de Outubro de 1933, nasceu na Guarda (na freguesia de São Vicente) João Dagoberto Forte Bigotte Chorão, publicista, crítico literário e ensaísta português.
O pai, José dos Reis Bigotte Chorão (1902 – 1975), era natural do Sabugal e licenciado em Letras Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo professor do Ensino Secundário e Inspector do Ministério da Educação. A mãe era Ema Forte Bigotte de Carvalho (1900 – 1964). Ambos, pai e mãe, tinham ascendência italiana.
João Bigotte Chorão estudou e licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino particular, funcionário público e depois director literário da Editorial Verbo.
Especialista em Camilo Castelo Branco, tem vasta colaboração em jornais e revistas, entre os quais a Tempo Presente, a Colóquio/Letras, Távola Redonda e o Observador. Assinou várias entradas na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, na Enciclopédia da Sociedade e do Estado Polis, e na Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia Logos.
Pelo seu livro Diário Quase Completo recebeu o Grande Prémio de Literatura Biográfica, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Município de Castelo Branco.
É Membro da Academia de Ciências de Lisboa e Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono.
Escreveu prefácios ou posfácios para obras de Leopardi, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Trindade Coelho, João de Araújo Correia, Fernanda de Castro, Francisco Costa, Tomás de Figueiredo, Domingos Monteiro, João Mendes, António Manuel Couto Viana, Fernando de Paços, Júlio Pomar e Camilo de Araújo Correia.
Casou em 1970 com Maria José Teixeira de Magalhães Mexia (Coimbra, 1940), Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, trineta dum filho bastardo do 1.º Barão das Laranjeiras e irmão bastardo do 2.º Barão e 1.º Visconde das Laranjeiras, da qual tem um filho, Pedro de Magalhães Mexia Bigotte Chorão.
Algumas obras literárias de João Bigotte Chorão:
Vintila Horia ou um Camponês do Danúbio (1978),
Camilo. A Obra e o Homem (1979),
O Escritor na Cidade (1986),
João de Araújo Correia, um Clássico Contemporâneo (1986),
Páginas camilianas e outros temas oitocentistas (1990),
Carlos Malheiro Dias, na Ficção e na História (1992),
Camilo Camiliano (1993),
O essencial sobre Camilo (1997),
O Reino dividido (1999),
Nossa Lisboa dos Outros (1999),
O essencial sobre Tomaz de Figueiredo (2000),
Galeria de Retratos (2000),
Diário quase completo (2001),
O Espírito da Letra (2004),
Além da Literatura (2014).
>>1791 – Nascimento, em Almeida, de Baltazar de Almeida Pimentel, tenente general e deputado, a quem foi atribuído o título de Conde da Campanhã (faleceu a 29 de Maio de 1876).
>>1933 – Nascimento, na Guarda, de João Bigotte Chorão, crítico literário e ensaísta, descendente de sabugalenses.
>>1632 – Morte do poeta Gabriel Pereira de Castro, autor de “Ulisseia ou Lisboa Edificada”.
>>1830 – Por decreto de D. Pedro IV, a bandeira portuguesa, com o escudo sobre um fundo branco, é substituída pela bandeira bicolor, branca e azul.
>>1936 – Embarque de 157 presos políticos no navio Luanda com destino ao campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde, cujas instalações irão inaugurar.
>>1941 – Morte, em Bougie, Argélia, de Manuel Teixeira Gomes, escritor, diplomata, presidente da República Portuguesa no período 1923-25, autor de “Sabina Freire”, “Novelas Eróticas”, “Gente Singular”.
>>1950 – São transferidos da Argélia para Portugal os restos mortais de Manuel Teixeira Gomes, antigo presidente da República e escritor.
>>1958 – Nasce o mais antigo programa de televisão em Portugal: o Telejornal da RTP.
>>1959 – É recusada, no posto fronteiriço de Valença, a entrada em Portugal ao bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, por ser considerado um opositor ao regime salazarista.
>>2006 – O governo anuncia a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, a partir de 2007.
>>1741 – Nascimento do escritor francês Choderlos de Laclos, autor de “Ligações Perigosas”.
>>1811 – Morte do médico e psicólogo francês Alfred Binet, precursor da pedagogia experimental.
>>1871 – Morte de Charles Babbage, matemático, inventor da primeira calculadora automática.
>>1931 – Morte do cientista norte-americano Thomas Alva Edison.
>>1955 – Morte do filósofo espanhol José Ortega Y Gasset, autor de “A Rebelião das Massas”.
>>1974 – A URSS e o Egipto concordam em apoiar a constituição de um Estado Palestiniano.
>>1984 – O presidente dos EUA, Ronald Reagan, recebe o atleta português Carlos Lopes, campeão olímpico da Maratona, na Casa Branca, em Washington DC.
>>1989 – Demite-se Erich Honecker, 77 anos, presidente da RDA.
:: ::
>> Dia 291 de 2015. Faltam 74 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply