A associação Transcudânia, no intuito de valorizar o património histórico e natural do concelho do Sabugal organiza no dia 25 de Outubro uma caminhada pela pequena rota «Meandros do Côa».
O percurso tenta aproximar o mais possível o pedestrianista do rio, por entre a natureza exuberante e bem preservada. O rio serpenteia as colinas talhadas em xisto, formando as curvas denominadas «meandros». Mais adiante, o rio entra numa área granítica e o vale torna-se mais estreito, profundo e rectilíneo. As diferenças entre a morfologia do relevo talhado em xisto e em granito e o contacto entre os dois são as características geológicas mais interessantes, embora de difícil percepção no terreno.
A fauna e, especialmente, a flora são luxuriantes, inundando os sentidos do visitante. Estamos numa área densamente arborizada, destacando-se uma galeria ripícola muito desenvolvida e bem preservada, com amieiros e freixos de grande porte, debruçados sobre o rio. Junto a este também existem grandes fetos e variados arbustos. Nas vertentes, especialmente nas viradas a norte, existem matas de carvalho e castanheiro, conferindo a toda a área uma grande beleza.
A fauna é variada, aproveitando a abundância de água e o facto de haver pouca presença humana. A observação dos animais nem sempre é fácil, sendo as aves o grupo mais susceptível de observação, sendo que nesta área podemos observar patos-reais ou garças. Mais difícil é a observação das lontras, o que contudo, a conseguir-se, é muito gratificante.
Inscrições pelo e-mail transcudania@gmail.com, ou pelo telefone 917906406.
Associação Transcudânia
Leave a Reply