Embora ainda provisórios, os resultados das eleições legislativas de 4 de Outubro, permitem uma leitura no que diz respeito ao nosso Concelho.

Eis então algumas das conclusões que se podem tirar dos mesmos:
1. A primeira questão que deve merecer uma reflexão profunda, prende-se com a questão da abstenção que atingiu o valor de 56,07%.
Ora este é um valor claramente falso, pois se em finais de 2013 o Concelho tinha 11.914 habitantes, como podem existir 14.506 eleitores?
2. A nível concelhio foi a coligação formada pelo PPD/PSD e pelo CDS-PP a mais votada, com 47,75% dos votos, mas muito distante dos 58,75% que os dois partidos tinham obtido em 2011.
3. O PS é a segunda força mais votada com 30,36%, mais 2,54% que em 2011.
4. Realce merecem os resultados do Bloco de Esquerda que passa dos 2,39% em 2011 para 7,96% este ano, enquanto a CDU sobe também dos 2,75% para os 3,37%.
5. Dos restantes partidos, saliente-se o bom desempenho do PDR (2,09%), que apresentava como cabeça de lista pela Guarda o nosso conterrâneo José Paiva de Santo Estêvão. Igualmente de salientar que o PCTP/MRPP ultrapassa a fasquia de 1%. Os restantes 9 partidos têm uma expressão eleitoral residual, representando, 7,42% do total dos votos.
6. Realce ainda para os 4,42% de votos nulos ou em branco.
Numa abordagem a nível de freguesia, retiro as seguintes conclusões:
7. A coligação PSD/CDS vence em 24 das trinta freguesias e uniões de freguesia, sendo os seus melhores resultados em Baraçal (67,01%), Rebolosa (66,67), e Aldeia Velha (64%). Saliente-se a vitória da coligação na união de freguesias Sabugal e Aldeia de Sto António.
8. O PS vence nas freguesias de Aldeia da Ponte, Bendada, Casteleiro, Fóios, Quadrazais e na união de freguesias Santo Estêvão e Moita, tendo obtido mais de 60% dos votos nos Fóios.
9. À exceção da união de freguesias Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos, o Bloco de Esquerda tem sempre uma votação superior à da CDU. O melhor resultado do BE regista-se na freguesia de Vila Boa onde este partido é o segundo mais votado, relegando o PS para o terceiro lugar.
10. No que diz respeito ao PDR, o seu melhor resultado verifica-se na união de freguesias Santo Estêvão e Moita, onde ultrapassa o BE e a CDU, refletindo naturalmente o facto de o cabeça de lista ser natural de Santo Estêvão.
:: :: :: :: ::
ps1. A realização de uma audição pública organizada pela Associação Malcata com Futuro e subordinada ao tema «Malcata com Futuro» pode e deve ser uma manifestação pública da vontade dos residentes e naturais desta freguesia. Impossibilitado de estar presente espero que este encontro seja mais um passo para a construção de um futuro melhor para Malcata e para o Concelho do Sabugal.
ps2. Se, como já disse, competiria ao partido com maior representação parlamentar a iniciativa de formar um governo, anda bem o PS em, enquanto segunda força política, tudo fazer para garantir um governo estável. E se esse governo for, pela primeira vez em Portugal, um governo que agregue os partidos de esquerda, melhor ainda!
ps3. A cultura portuguesa está, mais uma vez, de luto, com a morte de um dos grandes pintores contemporâneos, Costa Pinheiro, e de uma das grandes fadistas, Deolinda Rodrigues.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Leave a Reply