:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 3 DE OUTUBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o assassínio do cirurgião Miguel Bombarda, em 1910.
>> Dia de São Veríssimo.
>> Dia de Santa Máxima.
>> Dia de Santa Júlia.
>> Dia da Infância.
>> MIGUEL BOMBARDA
Há 105 anos, no dia 3 de Outubro de 1910, o neurocirurgião Miguel Bombarda foi assassinado por um doente mental no Hospital de Rilhafoles.
Miguel Bombarda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 1851. Vindo para Lisboa, formou-se na Escola Médico-Cirúrgica, apresentando a tese sobre o “Delírio das Perseguições”.
Empregou-se como lente naquela instituição em 1880, dando nestas funções um importante contributo para a reforma dos estudos médicos em Portugal.
Dedicou-se especialmente às enfermidades do sistema nervoso, o que o levou em 1892 a dirigir o Hospital de Rilhafoles. Aí reorganizou e melhorou a instituição, tendo aberto um curso livre de psiquiatria em 1896.
Exerceu igualmente as funções de cirurgião hospitalar, quer no estabelecimento que dirigia, quer no Hospital de São José.
Fez parte de várias instituições nacionais e estrangeiras, como o Conselho Superior de Higiene, a Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da qual foi presidente, e o Conselho de Medicina Legal; também exerceu a posição de secretário geral da Liga Nacional contra a Tuberculose, tendo organizado vários congressos. Presidiu, igualmente, à Academia Real das Ciências Médicas de Lisboa.
Publicou várias dezenas de volumes e cerca de meio milhar de ensaios, debruçando-se sobre problemas clínicos terapêuticos e sanitários, e sobre a Psiquiatria.
Republicano e anticlerical, foi deputado em 1908 e colaborou activamente nos planos para o derrube da Monarquia.
>>1910 – O neurocirurgião Miguel Bombarda, militante republicano, é assassinado por um doente no Hospital de Rilhafoles.
>>1911 – Morre a médica Carolina Beatriz Ângelo, com 33 anos, que foi a única mulher portuguesa que conquistou o direito de voto.
>>1952 – Inauguração da estalagem do Gado Bravo, na planície ribatejana, na recta do Cabo, entre Vila Franca de Xira e o Porto Alto.
>>1968 – O reitor e vários sacerdotes do Seminário dos Olivais pedem a demissão em discordância política e eclesial com o patriarcado.
>>2008 – Morte do escritor Dinis Machado, em Lisboa, aos 78 anos. Dinis Machado foi jornalista desportivo, crítico de cinema e dedicou-se também à banda desenhada.
>>1226 – Morte de São Francisco de Assis.
>>1863 – O presidente norte-americano Abraham Lincoln estabelece o dia de Acção de Graças na última quinta-feira de Novembro.
>>1941 – O líder nazi alemão Adolfo Hitler anuncia a derrota da URSS.
>>1952 – O Reino Unido testa a primeira bomba atómica, ao largo da costa da Austrália.
>>1955 – Estreia-se, na televisão norte-americana ABC, o Clube do Rato Mickey, versão original do Clube Amigos Disney.
>>1976 – Paulo VI canoniza a beata portuguesa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.
>>1990 – Reunificação alemã. A República Federal Alemã e a Alemanha de Leste voltam a ser um só Estado, após 45 anos.
:: ::
>> Dia 276 de 2015. Faltam 89 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply