Consagrados reunidos em acção de graças

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

A paróquia do Sabugal recebeu no passado sábado, 19 de Setembro, o segundo encontro dos consagrados naturais do concelho, iniciativa realizada no âmbito do Ano da Vida Consagrada. Na memória de muitos estava ainda presente o encontro de Agosto de 1980, quando cerca de quatrocentos e cinquenta consagrados e consagradas destas terras fronteiriças se reuniram para celebrar a alegria da consagração numa Eucaristia no Castelo do Sabugal.


Passados trinta e cinco anos muito mudou. As vocações novas escasseiam. Muitos foram falecendo. Outros, devido à idade avançada, já não se deslocam com facilidade às terras que os viram nascer. Por tudo isto, o encontro deste ano teve uma expressão menor, mas não menos importante. Reuniram-se cerca de duzentas pessoas, das quais quase noventa eram consagrados e consagradas. O encontro era aberto a familiares e muitos quiseram também agradecer o dom da vocação dos que se entregaram ao serviço da Igreja.
De manhã, os participantes reuniram-se no auditório municipal para escutarem o Padre António Fernandes, provincial dos Missionários da Consolata, lembrar os Consagrados que devem ter um coração agradecido, um olhar ternurento e devem viver sempre em missão, porque são embaixadores de Cristo. Foi-lhes também apresentada a realidade sócio-religiosa do concelho do Sabugal na actualidade.
O bispo diocesano, D. Manuel Felício, presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial. Foi um acto de acção de graças e de compromisso renovado na alegria da consagração e missão.
Seguiu-se um almoço de confraternização no salão da junta de freguesia local. À caldeirada de vitela preparada com esmero, juntaram-se iguarias e acepipes deliciosos vindos de todos os cantos de Portugal.
De tarde houve um convívio cultural, com cânticos e testemunhos vocacionais dos consagrados. D. Manuel Felício fez votos de que este tipo de encontros se organizassem com maior frequência. O Padre Hélder Lopes, director do Secretariado das Vocações, interpelou a Conferência dos Institutos Religiosos (CIRP) da Guarda a promover encontros semelhantes noutros arciprestados da diocese.
Todos os Institutos de Vida Consagrada e Congregações Religiosas foram subindo ao palco para apresentar o carisma, o fundador e algumas informações sobre o número de religiosos e quantos são naturais deste concelho.
O maior número de consagrados presentes no convívio pertencia às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, à Liga dos Servos de Jesus, às Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor, às Irmãs de São João Baptista e de Maria Rainha e às Fransciscanas Missionárias da Divina Providência. Mas marcaram também presença Cooperadoras da Família, Oblatas do Coração de Maria, Irmãos de São João de Deus, Combonianos, Missionários da Consolata, Dominicanos, padres diocesanos e outros.
O Padre Carlos Nunes, principal mentor do encontro apresentou uma lista das localidades do arciprestado do Sabugal com o número de consagrados que se inscreveram. Das mais de cem localidades do concelho, entre freguesias e anexas, destacam-se terras como Penalobo actualmente ainda com onze consagrados, Alfaiates com sete consagrados; Aldeia da Ponte, Peroficós, Rapoula do Côa, Ruvina, Soito com cinco consagrados; Bendada, Bismula, Ozendo, Sabugal, Quintas S. Bartolomeu com quatro consagrados; Águas de Figueira, Baraçal, Cerdeira do Côa, Nave, Vale Mourisco, Seixo do Côa e Rendo com três consagrados. Quase todas as outras têm também consagrados espalhados pelo mundo.
No final do encontro ficou a promessa de se publicar uma nova brochura, à semelhança da que foi publicada em 1980, com o nome, data de nascimento, naturalidade e actual local de missão de todos os consagrados vivos naturais do concelho do Sabugal. Pede-se a quem ainda não enviou estas informações que o faça escrevendo para:
P. Carlos Alberto Nunes, Missionários Combonianos, Calçada Engenheiro Miguel Pais, 9, 1249-120 Lisboa; ou enviando um e-mail para: consagradosdosabugal@gmail.com.

One Response to Consagrados reunidos em acção de graças

  1. Carlos Alberto Nunes diz:

    BELO ARTIGO. REPORTAGEM PERFEITA DO QUE FOI O DIA! UMA FESTA DE FRATERNIDADE E ALEGRIA! OBRIGADO A TODOS/AS!!!

Deixar uma resposta