:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 25 DE AGOSTO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a promoção de Pinhel a Cidade, em 1770, e a elevação do Liceu da Guarda a Central, em 1915.

>> Dia de São Luís de França – patrono dos cabeleireiros
>> Dia de São José de Calasanz.
>> Feriado Municipal em Pinhel e Penalva do Castelo.
>> PINHEL ELEVADA A CIDADE
Há 245 anos, no dia 25 de Agosto de 1770, a vila de Pinhel é elevada a cidade, por alvará do Rei D. José, a fim de ser sede de uma nova diocese.
Pinhel foi elevada a cidade, e no mesmo ano, juntamente com Aveiro, Castelo Branco e Penafiel.
Pinhel recebeu também o alvará de cidade episcopal. Teve, no entanto, pouca duração o bispado de Pinhel. Em 30 de Setembro de 1881 uma bula do papa Leão XIII estabelecia a extinção «para sempre» da mesma diocese.
>> LICEU DA GUARDA ELEVADO A CENTRAL
Há 100 anos, no dia 25 de Agosto de 1915, o Liceu da Guarda passa a Liceu Central, com a aprovação na sessão da Câmara de Deputados de um Projecto de Lei nesse sentido.
O Projecto de Lei foi apresentado pelos deputados António Marques das Neves Mantas (evolucionista) e Artur de Almeida Ribeiro e João Soares (ambos democráticos).
Foi um passo importante para a cidade, pois no dia anterior todos temiam que o liceu fosse antes desclassificado, passando para terceira classe.
Foi o deputado João Lopes Soares (pai de Mário Soares) que avisou os seus correligionários democráticos da cidade, informando-os que havia uma luta a travar. A ele juntou-se o deputado evolucionista António Mantas, pondo de lado rivalidades partidárias que se acentuavam em diversos campos da vida social e política.
A Associação Comercial da Guarda reuniu com os seus associados e as forças vivas da cidade, assim como com a imprensa local. Contactaram-se personalidades do distrito
colocadas em posições importantes, entre elas Afonso Costa, o presidente do governo em funções, natural de Seia. Enviaram-se telegramas e pedidos de mobilização, para se evitar a despromoção do liceu, o que não só se evitou como se conseguiu mesmo a elevação da sua posição, passando a Liceu Central, o que aumentou a sua dotação orçamental, o número de professores e a capacidade para receber mais alunos.
Quando se procuraram louros, democráticos e evolucionistas degladiaram-se numa luta interminável, que fez correr muita tinta nos semanários da cidade, especialmente nos jornais oficiais dos partidos Democrático e Evolucionista, o Combate e o Districto da Guarda, respectivamente. Cada formação partidária assegurava que a ela se devia a salvação do liceu e a sua promoção a central.
>>1762 – A praça de Almeida rende-se às forças franco-espanholas que a tinham sob cerco, na chamada guerra dos 7 anos.
>>1770 – A vila de Pinhel é elevada a cidade, por alvará do Rei D. José, a fim de ser sede de uma nova diocese.
>>1915 – O liceu da Guarda passa a Liceu Central.
>>2007 – Inauguração em Almeida do Centro de Estudos de Arquitectura Militar.
>>1742 – Morte do compositor português Carlos Seixas.
>>1875 – É fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários do Porto.
>>1962 – Demissão compulsiva do professor e historiador Vitorino Magalhães Godinho, de docente na Universidade, devido a divergências políticas com Oliveira Salazar.
>>1988 – Incêndio no Chiado, em Lisboa.
>>1718 – Emigrantes franceses fundam a cidade de Nova Orleães, no Louisiana, EUA.
>>1774 – Morte do compositor italiano Nicolo Jommelli, nome da ópera napolitana, na segunda metade do século XVIII.
>>1825 – O Uruguai proclama a independência em relação ao Brasil.
>>1900 – Morte do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
>>1944 – Libertação de Paris da ocupação nazi, pelas tropas aliadas comandadas pelo general Leclerc.
>>1948 – Kim Il Sung proclama a República Democrática da Coreia.
>>1991 – Mikhail Gorbachov demite-se de secretário-geral do Partido Comunista da URSS.
>>2007 – Morte de Eduardo Prado Coelho, 63 anos, professor e ensaísta, Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 1996, com o diário “Tudo o Que Não Escrevi”.
:: ::
>> Dia 237 de 2015. Faltam 128 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply