:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 13 DE AGOSTO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a inauguração da estátua ao Bombeiro, no Sabugal, em 2001.

>> Dia de São João Berchmans – padroeiro dos sacristãos.
>> Dia de São Hipólito.
>> Dia de São Ponciano (papa).
>> Dia Internacional do Canhoto.
>> Feriado Municipal em Góis.
>> António José Seguro no Sabugal
Há 14 anos, no dia 13 de Agosto de 2001, António José Seguro, Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, presidiu no Sabugal às comemorações do 106º aniversário dos Bombeiros Voluntários, que incluíram a inauguração de uma estátua em granito dedicada ao Bombeiro, da autoria de Eugénio Macedo, numa rotunda da cidade.
Luís Carlos Carriço, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal, aproveitou a ocasião para manifestar preocupação com um eventual acidente na Barragem, recentemente inaugurada, ou na praia fluvial, por não haver meios adequados para o socorro.

Eugénio Macedo, autor da estátua inaugurada, é um escultor artista multifacetado, que vem realizando diversos trabalhos, que se traduzem em monumentos que povoam o País. Na região refere-se o monumento ao imigrante no Meimão, a escultura de Agostinho da Silva em Figueira de Castelo Rodrigo, a estátua de D. Dinis em Alfaiates, as esculturas da Senhora da Graça e do Bombeiro no Sabugal. Embora nascido no Brasil, está há muito radicado em Portugal, tendo já residido no Soito, concelho do Sabugal, durante alguns anos.
>>1516 – Morte de D. Pedro Vaz Gavião, bispo da Guarda, o primeiro a ser nomeado pelos reis de Portugal.
>>1911 – O bispo da Guarda, D. Manuel Vieira de Matos, proclama o direito à desobediência civil, face às tentativas do governo republicano para interferir nos negócios eclesiásticos.
>>2001 – António José Seguro, Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, preside no Sabugal às comemorações do 106 aniversário dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.
>>1959 – Um incêndio destrói o interior da Igreja de São Domingos, em Lisboa. As obras de recuperação estender-se-ão até 1997.
>>1968 – A ONU afronta o governo de Salazar ao anunciar que contabiliza perto de meio milhão de refugiados da Guerra Colonial:300 mil angolanos, no Congo-Kinshasa, 61 mil guineenses, no Senegal, e 122 mil moçambicanos, na Zâmbia e na Tanzânia.
>>1991 – Morte de Tossan, António dos Santos, 73 anos, artista gráfico, caricaturista, desenhador e actor.
>>1992 – O cineasta Manoel de Oliveira é galardoado com o Leopardo de Honra do Festival de Locarno.
>>1996 – Morte do marechal António de Spínola, 86 anos, primeiro presidente, não eleito, após o 25 de Abril de 1974, antigo comandante-chefe e governador da Guiné, autor do livro “Portugal e o Futuro”.
>>1863 – Morte do pintor francês Eugène Delacroix.
>>1899 – Nascimento do cineasta britânico Alfred Hitchcock, realizador de “Janela Indiscreta”, “O Desconhecido do Norte-Expresso”, “Os Pássaros”, “Chantagem”.
>>1926 – Nascimento de Fidel Castro, em Mayari, Cuba.
>>1940 – As forças alemãs de ocupação e o Governo colaboracionista francês proíbem todas as associações públicas às quais passam a chamar “sociedades secretas”.
>>1946 – Morte do escritor britânico H. G. Welles, autor de “A Guerra dos Mundos”.
>>1961 – Isolamento de Berlim-Leste através da colocação de barricadas e arame farpado, dando início à construção do Muro de Berlim.
>>2008 – O nadador norte-americano Michael Phelps torna-se no atleta mais titulado na história dos Jogos Olímpicos, ao chegar às 11 medalhas de ouro.
:: ::
>> Dia 225 de 2015. Faltam 140 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply