Ainda o Capítulo da Confraria da Broa de Avintes

Paulo Sá Machado - Emoções Gastronómicas - © Capeia Arraiana

Realizou-se o XIX Capítulo da Confraria da Broa de Avintes, conforme na altura referenciámos. Chegou a altura de agradecer às entidades que ajudaram a que a Confraria da Broa de Avintes continue a oferecer a Confrades e convidados o nosso lanche regional ajantarado.

Paulo Sá Machado com confrades do Bucho Raiano

Paulo Sá Machado com confrades do Bucho Raiano

Continuamos a ser a única Confraria em Portugal que nada cobra e como tal tem de recorrer às entidades amigas a par de ter imaginação.
Uma referência muito especial para os produtores de vinhos e distribuidores que nos ofereceram, tendo a Confraria insigniado como Confrades de Honra, a Arquitecta Vera Lina e a Engenheira Elizabete Figueiredo, que têm colaborado em outras iniciativas, uma gentileza que a Confraria da Broa de Avintes não pode esquecer. Uma referência também para a Drª Fátima proprietária da Confeitaria de Vizela que fabrica o célebre bolinhol, que a par das esposas dos directores da Confraria e outras confreiras, que ofereceram as sobremesas que foram servidas.
Mais uma iniciativa da Confraria da Broa de Avintes que fica a marcar no seu historial.

Capítulos da Confraria da Carne Barrosã e da Confraria da Caldeirada do Peixe e Camarão de Espinho
Esteve a Confraria da Broa de Avintes nos recentes Capítulos da Confraria da Carne Barrosã, que teve lugar na Vila de Salto em Montalegre, e da Confraria da Caldeirada de Peixe e Camarão de Espinho.
Como de costume foi a nossa Confraria recebida com o carinho habitual, onde tivemos oportunidade e estabelecer novos contactos e apreciar algumas especialidades da região. Uma referência especial para o Camarão de Espinho, assim como notámos que em ambas o serviço foi volante, tendo reparado, que em Salto não houve a possibilidade de degustar a célebre carne barrosã.
Foi-nos entretanto servido um excelente mata-bicho confeccionado pelo Chef Nuno Diniz, tendo como base a alheira e a carne barrosã.
Uma referência na Confraria da Caldeirada de Peixe e Camarão de Espinho, para a Presidente da Campanha e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, Drª Leonor Fonseca, alma e propulsionadora da Confraria.
:: ::
«Emoções Gastronómicas», opinião de Paulo Sá Machado

(Ensaísta, Historiador)

Deixar uma resposta