:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 22 DE JULHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o nascimento em Pinhel do general Farinha Beirão, em 1869.

>> Dia de Santa Madalena – padroeira dos perfumistas.
>> Feriado Municipal em Madalena e em Porto Moniz.
>> GENERAL FARINHA BEIRÃO
Há 146 anos, no dia 22 de Julho de 1869, nasceu em Pinhel Augusto Manuel Farinha Beirão, general que foi comandante-geral da GNR na década de 1930 e se destacou enquanto acérrimo apoiante de Oliveira Salazar. Faleceu em Lisboa, a 15 de Outubro de 1942
De Pinhel para a vida Militar
Filho de um reputado advogado de Pinhel, o dr António Manuel Farinha Feirão, o jovem Augusto decidiu seguir a carreira militar, tendo servido no regimento de Infantaria instalado na sua cidade natal, tendo depois tirado o curso de infantaria, tendo sido promovido a alferes. Enquanto oficial serviu em vários quartéis. Na mesma condição de oficial do exército português combateu em África e em França, na I Guerra Mundial.
Comandante da GNR
Farinha Beirão foi apoiante desde a primeira hora do golpe militar que pôs termo à I República, em 28 de Maio de 1926. Teve depois um papel determinante na repressão da revolta de Fevereiro de 1927, com epicentro na cidade do Porto, a primeira contra a Ditadura Nacional.
No posto de coronel, foi nomeado a 31 de Março de 1928 para o cargo de comandante geral interino da Guarda Nacional Republicana e, em 16 de Agosto, para Comandante Geral efectivo. No alto cargo de comandante da GNR, destacou-se pela defesa pronta do regime, desde logo contribuindo para o esmagamento das revoltas e golpes que o tentaram derrubar ao longo da década de 1930.
A GNR instituiu em sua memória o Prémio General Farinha Beirão, que visa agraciar o melhor comandante de posto territorial em cada ano.
Amigo de Francisco Maria Manso
Grande amigo do médico sabugalense Francisco Maria Manso, o general Farinha Beirão participou em caçadas aos javalis na Serra de Malcata.
No seu livro «Caçadas aos Javalis», Francisco Maria Manso, escrevendo sob o pseudónimo Dr Framar, deixou testemunho da forte presença do general pinhelense:
«A convivência de quatro dias com o General, fez de nós, dois amigos. Ele serviu debaixo do meu comando, de director da caçada, eu serviria mil vezes de baixo das suas ordens. Tive a noção exacta do que era um condutor de soldados. (…)
Na primeira noite junto à lareira onde se cozinhava o rancho para cerca de cem homens, o nosso General ouvia e contava histórias. Depois da ceia, fui dizer-lhe com amabilidade, que tinha a sua cama pronta. Levantou-se do banco tosco e os dois, em conversa amiga, dirigimo-nos para o dormitório, antiga estrebaria, onde mandei estender dois palmos de mato, alguma palha, servindo de travesseiro um molho de urzes e um cobertor de papa dobrado, fazendo metade de lençol e a outra metade de coberta. Nem uma queixa… maravilhado de tanto bem, levantou a metade do cobertor, vestido e calçado, deitou-se na melhor disposição, ficando o chapéu a servir de travesseira, dobrado sobre o mato. Boa noite Doutor. Boa noite General! Se o General tivesse deliberado alargar o Império teríamos marchado os dois, à conquista de novas terras! Sempre presente meu General, na minha memória e nestas páginas.»
Monumento em Pinhel
O general Farinha Beirão é lembrado na toponímia de Pinhel, onde lhe foi também dedicado um monumento, colocado defronte da casa onde nasceu.
A cidade tentou recuperar as suas condecorações para as expor no museu municipal, mas a GNR não aceitou desfazer-se delas.
>>1527 – Carta de D. João III nomeando o nobre Luís da Silveira 1º Conde de Sortelha – morreria com D. Sebastião no Norte de África.
>>1809 – O marechal Beresford, comandante do exército português, instala em Almeida o seu quartel-general, onde esteve até 5 de Agosto, altura em que inspeccionou as guarnições militares desta zona do país.
>>1869 – Nascimento em Pinhel, do general Augusto Manuel Farinha Beirão.
>>1962 – Início da publicação do jornal semanário católico «A Voz do Sabugal», inserto na última página do «Amigo da Verdade». A Voz do Sabugal, coordenada pela Padre António Souta, foi percursor do «Amigo do Sabugal» (este editado a partir de 1967).
>>1946 – A revista Time dedica a capa a Oliveira Salazar, a quem chama «o decano dos ditadores da Europa». Salazar manda retirar a publicação do mercado e suspende a sua venda em Portugal durante seis anos.
>>1951 – O general Craveiro Lopes é eleito Presidente da República, pela União Nacional, partido único da ditadura, depois do afastamento dos candidatos da Oposição Democrática.
>>1954 – Forças militares da União Indiana iniciam o cerco aos territórios portugueses do distrito de Damão.
>>1974 – É criada a Confederação da Indústria Portuguesa.
>>2004 – Durão Barroso é eleito presidente da Comissão Europeia.
>>1812 – Forças britânicas, sob o comando do Duque de Wellington, derrotam o exército de Napoleão Bonaparte em Salamanca, Espanha.
>>1894 – Primeira prova de desporto automóvel com a realização da corrida Paris-Ruão, num percurso de 126 Km. Todos os tipos de motor são admitidos mas após as eliminatórias apenas são apurados carros a vapor e a gasolina.
>>1933 – O aviador norte-americano Wiley Post termina o primeiro voo solitário à volta do mundo.
>>1943 – Forças aliadas tomam a cidade de Palermo, Sicília, no decurso da II Guerra Mundial.
>>1950 – O rei Leopoldo III regressa à Bélgica depois de três anos de exílio.
>>1981 – Mehmet Ali Agca, o extremista turco que atentou contra a vida do Papa, em Roma, é condenado a prisão perpétua.
>>1997 – Reunião do presidente da África do Sul Nelson Mandela com Xanana Gusmão, na prisão de Jacarta, Indonésia.
:: ::
>> Dia 203 de 2015. Faltam 162 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply