Também entre nós, as redes sociais fazem frente à rádio, à televisão e aos jornais. Saiba porquê. E saiba também por que é que a RTP está na mira da ERC!
** 1 milhão e 400 mil
Os jornais e meios audiovisuais que se acautelem: mais de 1,4 milhões de portugueses já procuram nas redes sociais as notícias do seu interesse. É o início de um processo já percorrido noutros países. Mais, e mais sério para quem faz informação é este alerta perigoso para quem imprime papel com notícias: «Em Maio de 2015, três milhões e 728 mil portugueses acederam a partir de computadores pessoais a «sites» de jornais, revistas e de notícias portugueses» – dados da «newsletter» de hoje da Marktest.
** Tempo noticioso muito equilibrado entre os canais
Já agora saiba que em Portugal os três canais abertos dedicam praticamente o mesmo tempo aos conteúdos noticiosos, com ligeira maioria para a RTP 1. De facto, informa a mesma fonte que «na semana compreendida entre 15 e 21 de Junho 2015, a RTP1 liderou como habitualmente a oferta de tempo informativo regular entre os 3 canais generalistas, com 34.3% do total, seguida da SIC, com 33.3%, e da TVI, com 32.4%».
** Pessoas querem que os «Beirais» continuem
Transcrevo porque é significativo e não precisa de explicação: «Jaime Fernandes, Provedor do Telespectador da RTP, revela que surgiram dezenas de queixas sobre esta decisão. ‘É significativo o volume de protestos, porque as pessoas dizem que a série devia continuar’».
** «Ídolos» em polémica
A jovem foi desclassificada pelos votantes. Mas foi repescada pelo júri, o que levou a grande sururu. Ela foi-se abaixo com isso. E contou assim aos jornais: «Comecei a receber várias mensagens privadas pela internet a dizer que eu não merecia ter ficado. Acabei por ter uma grande crise de ansiedade e muita falta de ar. Tenho problemas cardíacos e a minha mãe obrigou-me logo a tomar um calmante. Já me queriam levar para o hospital. Mas está tudo bem. Estou medicada»
** Pessoal das televisões
Se depender dos votantes do ‘Zapping’, Júlia Pinheiro será a apresentadora do «Peso Pesado» que aí vem. Se não for ela, que seja a Bárbara Guimarães…
** RTP na mira da ERC
A ERC diz que a RTP cometeu dois crimes: primeiro: ultrapassou o limite de tempo de publicidade; segundo: não transmitiu programas legendados em número suficiente. Sobre esta matéria, leio que «o canal é obrigado a transmitir, pelo menos, dez horas semanais de programas dos géneros de ficção e documentários com legendagem».
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply