Polvo da pedra à Esposende

Paulo Sá Machado - Emoções Gastronómicas - © Capeia Arraiana

O Município de Esposende apresentou, o Prato Identitário de Esposende – Polvo da Pedra à Esposende – no dia 29 de Junho.

O novo prato será um factor promotor da gastronomia local

O novo prato será um factor promotor da gastronomia local

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou ter dado mais um passo para construir e valorizar a gastronomia não só local, mas regional e nacional. Afirmou; «Estou certo do sucesso do prato que hoje foi apresentado, quer pela endogeneidade dos produtos utilizados na sua confeção, quer pelo contributo de toda a equipa que esteve na base deste projeto, nomeadamente os restaurantes, as escolas e a comunidade piscatória do concelho, representada pela Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende».
O edil Esposendense realçou ainda que o prato será um factor promotor da gastronomia, do turismo e consequentemente da economia local, realçando ainda a componente artesanal e da criatividade local na apresentação, daí a utilização da esteira de junco que suporta a taça, decorada com a ilustração de uma artista do concelho, Joana de Rosa.
Seguidamente seguiu-se a degustação do prato que foi confeccionado pelo Chef Marco Gomes.

Capítulo da Confraria da Broa de Avintes
Realizou-se o XIX Capítulo da Confraria da Broa de Avintes no passado sábado, e apraz-nos registar a presença de cerca de 40 Confrarias amigas, que quizeram acompanhar-nos em mais um Capítulo.
Foram insigniados como Confrades de Honra, Dr. Delfim de Sousa, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Cipriano de Castro Presidente da Junta de Freguesia de Avintes, o Chef Marco Gomes do Restaurante Foz Velha e Enófilo José Silva a par de outros. Como Confrades efectivos assinale-se as entradas como Confrades de Narciso Lopes, Fernando Rosa Fernandes e Rui Miguel Oliveira.
A oração de sapiência foi proferida pelo Chef Marco Gomes e a sessão foi abrilhantada pela Tuna Pitagórica da Associação Académica de Avintes.
Como vem sendo tradição a Confraria da Broa de Avintes, continua nada cobrar aos Confrades e Convidados, a única que o faz. Seguiu-se o jantar que decorreu animadíssimo e num são espírito de amizade, com cerca de 170 participantes.
:: ::
«Emoções Gastronómicas», opinião de Paulo Sá Machado

(Ensaísta, Historiador)

Deixar uma resposta