Efemérides 2015 – 27 de Junho

Efemérides 2015 - Junho - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 27 DE JUNHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o comunicado redigido pelos jovens estudantes sabugalenses, em 1974, e um teatro realizado em Rendo, em 1915.

Há 41 anos os jovens que reuniam no "Técnico" redigiram um comunicado aos sabugalenses

Há 41 anos os jovens que reuniam no “Técnico” redigiram um comunicado aos sabugalenses

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Cirilo de Alexandria.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> COMUNICADO AOS SABUGALENSES
Há 41 anos, foi emitido por jovens estudantes sabugalenses em Lisboa, reunidos no Instituto Superior Técnico, um comunicado aos conterrâneos. Profusamente distribuído, o documento batido à máquina apelava à união e ao trabalho colectivo em prol do desenvolvimento do concelho do Sabugal.
Como corolário das reuniões sucessivas realizadas desde 1973 entre sabugalenses que viviam em Lisboa, e especialmente após a Revolução de 25 de Abril de 1974, o auto-intitulado Grupo de Sabugalenses, redigiu e divulgou um «comunicado» dirigido ao povo do concelho.
Transcrevemos o comunicado, datado de 27 de Junho de 1974.

O Comunicado

O Comunicado

«SABUGALENSES
Durante o Verão de 1973, naturais do concelho do Sabugal constituíram-se num grupo que levando a cabo estudos sobre a situação do concelho, tentou contribuir para o desenvolvimento do mesmo.
Até ao 25 de Abril o grupo deparou com a falta total de apoio, com a perseguição a alguns dos elementos, com a incompreensão de um regime que não permitia outros pontos de vista além dos seus. Tudo isso limitou o trabalho do grupo que não pode ultrapassar a discussão particular com pequenos grupos de sabugalenses e com a chamada ao grupo de pessoas já conhecidas. Para além disso manteve-se uma secção num jornal e levou-se a cabo um inquérito à população.
Mas eis que surge um 25 de Abril e com ele novas perspectivas se abrem. Deu-se o alargamento desse grupo, reuniões gerais em Lisboa, reuniões públicas nas aldeias do concelho, etc..
Podemos mesmo dizer que já alguma coisa se fez:
a) Reunião em Lisboa no dia 26 de Maio com a presença de pelo menos dezenas de sabugalenses. Durante este encontro foi feita a apresentação do grupo, discutiu-se a nível geral a situação do concelho e marcou-se uma nova reunião para o dia 7 de Junho;
b) Feita a convocatória pelos jornais diários, no dia 7 de Junho quase uma centena de sabugalenses reunia-se de novo. Apresentado um programa tipo demasiado ambicioso, ficaram constituídos nessa reunião quatro grupos para elaboração de propostas a apresentar à reunião de 16 de Junho, entretanto convocada. Essas respostas versariam:
1- Situação política,
2- Situação económica,
3- Cultura e Educação,
4- Problemas de trabalho.
c) No dia 9 de Junho parte do grupo de naturais do concelho deslocaram-se ao Sabugal onde realizaram um comício. Para esse comício o grupo levou a cabo uma convocação ampla que passara pela difusão nos órgãos regionais de informação de um comunicado e pela distribuição no concelho de um outro. Perto de 400 pessoas acorrerem ao Cinema D. Dinis onde o mesmo teve lugar. Nesse comício dois pontos ficaram claros: 1- Situação económica; 2- Situação política-cultural, como sendo os problemas mais sentidos pela gente daquela região. Para a resolução da situação trágica do concelho, surge como urgente a organização de todos os interessados na luta pela mesma causa.
SÓ ORGANIZADO O POVO DO SABUGAL PODERÁ VENCER
Durante o fim-de-semana o grupo contactou ainda o presidente da comissão administrativa da Câmara e outros habitantes que se mostraram motivados para o trabalho no concelho.
d) No dia 16 de Junho nova reunião em Lisboa, com cerca de 6 dezenas de participantes. Foram discutidas 3 propostas sobre a situação política do concelho, aprovando-se entre outros pontos a criação de grupos de trabalho que iriam debruçar-se sobre:
1- Trabalho político-cultural do Concelho;
2- Problemas da emigração – Possível congresso;
3- Possível constituição da Casa do Sabugal;
4- Realização de um encontro de naturais do concelho no Seminário dos Olivais, no próximo dia 14/7/1974.
e) No dia 23 de Junho nova reunião que se faz em Lisboa.
Após aprovação de uma nova proposta sobre a situação económica do concelho, cria-se:
1- Um grupo de economistas que se irá debruçar sobre a situação económica do concelho;
2- Um grupo de técnicos agrícolas, que arrancará com um trabalho de esclarecimento dos camponeses sobre cooperativização agrícola, métodos de trabalho, etc..
Constatadas que estão as anomalias, há que lançar mão ao trabalho.
Várias propostas foram longamente discutidas, acabando com a sua aprovação e formação de grupos de trabalho com o fim de se debruçarem atentamente sobre a melhor maneira de passa-las à prática.
Vamos todos colaborar nesses grupos de trabalho, a fim de que consigamos integrar-nos no processo que, cremos, está já a ser desenvolvido pelos habitantes do concelho.
UNIDOS SEREMOS UMA FORÇA
TODOS AOS GRUPOS DE TRABALHO
Lisboa, 27/7/1974
(O Secretariado)
»

>> TEATRO EM RENDO
Há 100 anos, em Rendo, concelho do Sabugal, fez-se uma representação teatral com artistas populares, que teve eco na imprensa regional.
Ao acontecimento referiu-se o jornal A Guarda:
«Teve lugar no dia 27 em Rendo a festividade ao glorioso taumaturgo português santo António». Na véspera houve a representação do drama «Os mártires da Germânia – amor e dinheiro», e a comédia «Guerra aos Nunes», por artistas amadores da terra, «que se houveram razoavelmente, deixando o numeroso público que os apreciou bastante satisfeito.
Houve missa, procissão e fogo no ar, Abrilhantando esta festa a filarmónica da Castanheira, que se portou muito bem e merece ser elogiada».
«Avante pois povo crente e não desanimar nestes tempos calamitosos que atravessamos de descrença.
»

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1298 – O rei D. Dinis chega ao Sabugal, vindo da Guarda, e permanece na vila até ao dia 15 de Julho, data em que parte para Salamanca.

>>1915 – Representação teatral em Rendo, com o drama «Os mártires da Germânia» e a comédia «Guerra aos Nunes».

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1934 – Morre, no degredo, em Cabo Verde, o general Sousa Dias, líder da revolta de 3 de Fevereiro de 1927 contra a ditadura militar.

>>1942 – Chegam ao Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, 14 presos políticos.

>>1953 – É promulgada a Lei Orgânica do Ultramar Português, que elimina a denominação de Império Colonial. No seguimento da alteração à Constituição operada em 1951, os territórios passam a Províncias Ultramarinas.

>>1962 – A Polícia dispersa à bastonada uma manifestação de estudantes no Campo de Santana, em Lisboa.

>>1976 – Realizam-se as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, para a Presidência da República Portuguesa, com a eleição de António Ramalho Eanes, e as primeiras eleições regionais, nos Açores e na Madeira.

>>1980 – A Assembleia da República aprova os projectos de Estatuto de Autonomia das Regiões dos Açores e da Madeira.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1905 – Revolta da tripulação do Potemkin, o mais poderoso navio de guerra russo, em Odessa.

>>1944 – As forças aliadas tomam aos alemães o porto de Cherburgo, em França.

>>1950 – Início da intervenção dos EUA na Guerra da Coreia, a favor das forças do Sul.

>>1969 – A revista Life publica fotografias de soldados norte-americanos mortos em combate, o que gera uma onde de contestação à guerra do Vietname nos EUA.

Foto publicada na Life

Foto publicada na Life

>>1977 – O bispo católico alemão Joseph Ratzinger (depois para Bento XVI) é nomeado cardeal.

>>1992 – O Vaticano apresenta o novo Catecismo Universal.

>>2001 – Morte, em Los Angeles, do actor norte-americano Jack Lemmon, 76 anos, protagonista de “O Apartamento”, “Missing”, “Síndrome da China”.

:: ::
>> Dia 178 de 2015. Faltam 187 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta