Efemérides 2015 – 16 de Junho

Efemérides 2015 - Junho - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 16 DE JUNHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos e instalação do Museu Municipal de Pinhel, em 1940.

O Museu de Pinhel foi instalado há 75 anos

O Museu de Pinhel foi instalado há 75 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. João Francisco Regis.
>> Feriado Municipal em Espinho e em Olhão.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Museu Municipal de Pinhel
Há 75 anos, em 16 de Junho de 1940, foi instalado o Museu Municipal de Pinhel, enquanto repositório de objectos e documentos históricos sobre a cidade e antiga diocese de Pinhel.
Criado pelos pinhelenses Dr. Artur Farinha Beirão e Sr. Ilídio da Silva Marta, os esforços para que o Museu Municipal de Pinhel se tornasse uma realidade remontam ao ano de 1936, altura que começaram a recolher informação, testemunhos e material.
O Museu está instalado nos Antigos Paços do Concelho de Pinhel, um edifício do século XVIII, mandado construir pelo corregedor da comarca de Pinhel, Vicente Pereira da Cunha.
Contém uma exposição de Arte Sacra, muito rica do ponto de vista histórico e artístico. Contém cerca de uma dezena de ex-votos dos séculos XVIII e XIX, todos provenientes da Senhora das Fontes, uma ermida que teve grande importância histórica e onde os romeiros iam para rezar as suas preces e pedirem a intervenção divina.
Outra importante colecção é a dos sete estandartes corporativos do século XIX. Um deles representando o concelho, e os outros seis as profissões ou mesteres mais importantes que existiam na cidade de Pinhel – alfaiates, almocreves, ferreiros, lavradores, moleiros e sapateiros.
O Museu de Pinhel merece uma atenta visita.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1595 – O abade de Quadrazais, Manuel Pereira, é preso em Abrantes, quando vinha de Lisboa, por suspeitas de ser adivinho e curador, assim como por se ter falsamente intitulado escrivão da Santa Inquisição. Seria libertado 15 meses depois após processo movido pelo Tribunal do Santo Ofício, sendo condenado na suspensão das funções sacerdotais.

>>1940 – Instalação do Museu Municipal de Pinhel, enquanto repositório de objectos e documentos históricos sobre a cidade e antiga diocese.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1373 – Os reis Fernando de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinam o Acordo de Westminster.

>>1910 – O Castelo de S. Jorge é classificado como monumento nacional.

>>1950 – Manifestação anti-colonial em Mueda, Moçambique, destroçada pela intervenção das forças policiais.

>>1960 – Massacre de Mueda, Moçambique. Morrem 17 pessoas, quando as forças da administração portuguesa disparam para dispersar uma reunião entre habitantes e as autoridades locais, dez anos depois da primeira manifestação anti colonial.

>>1996 – Morte, em Lisboa, do escritor David Mourão-Ferreira, 69 anos, professor, autor de “Hospital das Letras”, “Entre a Sombra e o Corpo”.

>>2006 – Os trabalhadores da fábrica da General Motors da Azambuja fazem greve de 24 horas contra o fecho anunciado da unidade fabril.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1889 – Atentado frustrado contra o imperador do Brasil, D. Pedro II.

>>1917 – Primeiro congresso dos Sovietes, na Rússia, com bolcheviques em minoria perante os socialistas moderados e revolucionários.

>>1919 – Os representantes das nações aliadas recusam as propostas alemãs para o acordo de paz que resultou do fim da Primeira Guerra Mundial.

>>1933 – O presidente dos EUA Frank D. Roosevelt lança o “New Deal”, para a recuperação económica, com a assinatura das leis da banca, seguros, indústria, transportes e a promulgação do programa de apoio à agricultura.

>>1940 – As forças francesas abandonam a Linha Maginot, tomada pelas tropas nazis.

>>1941 – Washington ordena o fecho dos consulados alemães, representantes de Hitler, nos EUA.

>>1958 – Execução do dirigente húngaro Imre Nagy, líder da sublevação de 1956, contra a presença da URSS no país.

>>1961 – Deserção do bailarino russo Rudolf Nureyev para o Ocidente, durante a digressão a Paris.

>>1963 – Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta russa Valentina Tereshkova.

>>1969 – Georges Pompidou é proclamado vencedor das Presidenciais francesas, à segunda volta.

>>1976 – Eclode a revolta na cidade dormitório de Soweto, nos arredores de Joanesburgo, África do Sul, contra o ensino obrigatório de Afrikaans, a língua oficial do regime de apartheid. Morrem mais de 600 pessoas.

>>1977 – O secretário-geral do PCUS Leonid Brezhnev é eleito presidente da URSS. Pela primeira vez a mesma pessoa acumula os dois cargos.

>>1983 – Yuri Andropov é eleito presidente da URSS.

>>1997 – Aprovação do Tratado de Amesterdão da União Europeia.

:: ::
>> Dia 167 de 2015. Faltam 198 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta