No sábado, dia 30 de Maio, a Confraria do Bucho Raiano esteve no VII Capítulo da Confraria do Arinto de Bucelas, onde representou o Sabugal e a gastronomia raiana.
Depois da concentração no centro de Bucelas, a comitiva de confrades de várias confrarias enófilas e gastronómicas rumou à igreja matriz, num desfile animado pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Bucelas. Já no interior da igreja houve a bênção das vestes confrádicas, seguindo depois a comitiva para o Museu do Vinho e da Vinha, onde se realizou a cerimónia protocolar de entronização dos novos confrades.
O almoço foi no restaurante O Retiro do Raposo, onde se comeu um fabuloso bacalhau às lascas, com ovos e grelos, abundantemente regado pelo famoso Arinto de Bucelas.
O Arinto é um vinho feito a partir de uma casta originária de Bucelas, aliás justamente chamada «Capital do Arinto», no Concelho de Loures, Distrito de Lisboa. Trata-se de uma casta de uva branca, hoje cultivada em todas as regiões de Portugal, mas cujas maiores vinhas se situam na sua terra de origem, as encostas de Bucelas, que formam um micro-clima com grandes variações diárias de temperatura na época de maturação das bagas, o que lhes confere um sabor inigualável.
A Confraria do Arinto pugna pela defesa e promoção deste vinho especial, que tem em Bucelas o seu lugar de eleição. Noutras zonas do país a casta do Arinto tem o nome de Pedernã.
A Confraria do Bucho Raiano esteve representada no evento por sete confrades: Horácio Pereira, José Marques, José Caçador, Cristiano Martins, Silvestre Rito, Maria Ferreira e Rui Cruz.
Assim se retribuiu a presença da Confraria do Arinto no último Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, realizada em Março no Sabugal.
plb
Leave a Reply