Confraria do Azeite entroniza Assunção Cristas

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, esteve representada no XI Grande Capítulo da Confraria do Azeite, realizado na cidade da Guarda, no dia 30 de Maio, onde a ministra da agricultura, Assunção Cristas, e o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, foram entronizados.

D. Manuel Felício com a nova confreira do Azeite, Assunção Cristas

D. Manuel Felício com a nova confreira do Azeite, Assunção Cristas

O Capítulo da Confraria do Azeite iniciou-se com a recepção e os cumprimentos aos convidados na Praça do Município, a que se seguiu um cortejo até à Sé da Guarda, onde o bispo da Diocese, D. Manuel Felício, procedeu à bênção das bandeiras.
A cerimónia formal do Grande Capítulo abriu com a actuação do quarteto de cordas G.F.Handel, com o tema «Arrival of the Queen of Sheba», seguida de uma mensagem de boas-vindas, pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda. Tomaram ainda a palavra, como convidados, a conselheira económica da Embaixada da China, Xu Weili, o eurodeputado, José Inácio, e a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que foram entronizados como confrades de honra.

Confrades do Bucho Raiano com a Ministra da Agricultura

Confrades do Bucho Raiano com a Ministra da Agricultura

Após a entronização dos novos confrades do Azeite o capítulo foi encerrado com uma nova actuação do quarteto, agora com a obra «Ennio Morricone», tema do filme «Cinema Paraíso».
O almoço foi no restaurante Típico de Maçainhas, na Quinta de Santo António, sendo o prato principal Bacalhau à Lagareiro com Batata a Murro e salteado de Migas de Couve, tudo regado com bom e fino azeite.
A Confraria do Bucho Raiano esteve representada por dois confrades, Henrique Monteiro e Jorge Fonseca.
plb

Deixar uma resposta