Efemérides 2015 – 31 de Maio

Maio 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 31 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Neste dia a ordenação de D. José Alves, da Lageosa, como bispo auxiliar de Lisboa, em 1998.

D. José Alves foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa há 17 anos

D. José Alves foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa há 17 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Domingo da Santíssima Trindade.
>> Dia da Visitação de Nossa Senhora.
>> Dia Mundial Sem Tabaco.
>> Dia do Pescador.
>> Dia Nacional do Associativismo.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> D. José Sanches Alves (actual arcebispo de Évora)
Há 17 anos, no dia 31 de Maio de 1998, José Francisco Sanches Alves, natural da Lageosa, concelho do Sabugal, foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa, com o título de bispo titular de Gerpiniana.
Nascido na Lageosa da Raia, diocese da Guarda, em 20 de Abril de 1941, D. José Sanches Alves estudou nos seminários da Guarda e Évora, vindo a ser ordenado sacerdote desta última arquidiocese, em 3 de Julho de 1966. Partiu depois para Roma, onde estudou Ciências da Educação e se doutorou em Psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana.
Foi sucessivamente pároco de Santiago do Escoural, cónego da Catedral, reitor do Seminário e vigário-geral da Arquidiocese de Évora.
Em 7 de Março de 1998 foi nomeado pelo Papa João Paulo II para bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, com a sede titular de Gerpiniana, recebendo a ordenação episcopal, na Sé eborense, a 31 de Maio desse ano (Solenidade de Pentecostes), presidida por Maurílio Jorge Quintal de Gouveia e teve como co-ordenantes o patriarca José da Cruz Policarpo e o bispo Manuel Madureira Dias. No Patriarcado de Lisboa foi, entre outros cargos, vigário-geral e moderador da Cúria Patriarcal.
Em 22 de Abril de 2004 o Papa João Paulo II nomeou-o bispo de Portalegre-Castelo Branco, diocese onde entrou solenemente em 30 de Maio seguinte.
Em 8 de Janeiro de 2008 o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo metropolita de Évora, tendo entrado solenemente na arquidiocese no dia 17 de Fevereiro seguinte.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1998 – Ordenação de D. José Alves (natural da Lageosa) como bispo auxiliar de Lisboa.

>> 1999 – Realização da primeira Festa das Associações, pela Câmara Municipal do Sabugal, o certame foi anunciado como nova realização anual cultural, mas a iniciativa não perduraria.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1232 – Canonização de Santo António de Lisboa.

>> 1302 – O rei D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.

>> 1926 – Na sequência do golpe de 26 de Maio, o presidente da República Bernardino Machado renúncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

>> 1947 – A polícia de choque reprime violentamente os protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa contra a ditadura do Estado Novo. O professor António Flores, director da Faculdade, apresenta a demissão.

>> 1961 – O Benfica conquista a Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ganhar ao Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça.

>> 1962 – Vaga de greves e manifestações de trabalhadores rurais no Alentejo.

>> 1969 – Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.

>> 1991 – Assinatura do Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.

Acordo de Bicesse

Acordo de Bicesse

>> 2004 – Termina a instrução do processo Casa Pia. Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves são ilibados. São pronunciados os restantes oito arguidos do processo.

>> 2008 – Manuela Ferreira Leite torna-se a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, ao ser eleita com 37,6% dos votos dos militantes, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07% e de Pedro Santana Lopes com 29,82%.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1819 – Nascimento do poeta norte-americano Walt Whitman, autor de “Leaves of Grass”.

>> 1910 – É fundada a União da África do Sul.

>> 1942 – Patriotas checos assassinam em Praga o dirigente da polícia política nazi (Gestapo) Heydrich Reinhard.

>> 1962 – Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

>> 2001 – Morte de Faisal Husseini, 60 anos, responsável da OLP por Jerusalém, um dos principais negociadores com Israel.

>> 2003 – O avião Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.

>> 2007 – É detido o ex-general sérvio da Bósnia Zdravko Tolimir, próximo do general Radko Mladi, acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra e genocídio pelo massacre de Srebrenica, em 1995.

:: ::
>> Dia 151 de 2015. Faltam 214 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta