Javali deve ser congelado antes de consumido

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

Os riscos associados ao consumo de carne de caça selvagem levaram a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) a informar que deve ser sempre bem cozinhada e que, no caso de espécies de caça maior, como javalis e veados, deve ser previamente congelada.

O gelo ajuda inactivar a triquinela

O gelo ajuda inactivar a triquinela

A carne de caça selvagem tem um inquestionável valor gastronómico e também um importante valor nutricional, facto que se reflectiu na procura, que tem crescido em toda a Europa. Um estudo científico realizado em França aponta para que essa carne é especialmente rica em ferro, potássio e fósforo, nutrientes importantes para a prevenção da saúde.
Face a essa tendência, a ASAE, através da sua Divisão de Riscos Alimentares, esclareceu que apesar da sua qualidade e valor nutricional, «esta carne, fruto dos métodos como é obtida e das características sanitárias dos animais selvagens, apresenta também outros pontos particulares que requerem uma maior atenção e certos cuidados especiais».
Concretizando, a ASAE anota que «a carne de caça selvagem deverá sempre ser consumida bem cozinhada», e que «no caso das espécies de caça maior (javalis, veados), antes de ser consumida e de modo a inactivar a triquinela (causadora de zoonose) a carne deverá ser sempre congelada».
plb

One Response to Javali deve ser congelado antes de consumido

  1. Rui João Ferreira Abreu diz:

    Congelado …por quanto tempo???

Deixar uma resposta