A Confraria do Bucho Raiano foi este domingo, dia 17 de Maio, a Almeirim, no Ribatejo, onde representou o Sabugal no X Capítulo da confraria local, este ano dedicado ao tema: O Melão de Almeirim.
O décimo Capitulo da Confraria Gastronómica de Almeirim, capital da sopa da pedra, iniciou-se logo pela manhã na vila ribatejana, tendo sido inúmeras as confrarias que ali chegaram vindas de todo o país, com os confrades envergando os respectivos trajes e empunhando estandartes e bandeiras.
O ponto de encontro foi o Cine-Teatro, onde os anfitriões ofereceram um «Abafado de Honra», acompanhado por queijos, salgados, presunto, pastelaria variada, águas, sumos e vinhos de Almeirim.
Seguiu-se a Cerimónia do X Capitulo, tendo por tema «O Melão de Almeirim», um produto gastronómico local com grande potencial em termos económicos.
Logo no início da cerimónia usou da palavra o confrade Pedro Ribeiro, que também é presidente da Câmara Municipal de Almeirim, que enalteceu a importância da confraria, fazendo referência às inúmeras parecerias que autarquia tem realizado com a agremiação gastronómica na promoção do concelho.
Seguiram-se momentos de Teatro, pelo Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL), e de música e cantares, pelo Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim, que deliciaram a assistência que enchia por completo o auditório.
No momento de entronização dos novos confrades, juraram fidelidade à Confraria cinco novos membros efectivos e dois de mérito. Entre os novos confrades há a referir um natural de Aldeia do Bispo, Sabugal, Luís Filipe Manso, engenheiro alimentar radicado em Almeirim.
Marcaram presença três confrarias francesas, que se deslocaram a Almeirim para participarem no evento, recebendo como oferta da confraria anfitriã a receita da sopa da pedra, traduzida na língua francesa, e o principal ingrediente da iguaria gastronómica: uma pedra de Almeirim.
Finda a cerimónia protocolar, as confrarias perfilaram-se no exterior do Teatro-Cine para a tradicional foto de Família.
A comitiva rumou depois à Quinta da Feteira, em cujo salão de eventos foi servido um suculento repasto, sempre acompanhado de animação musical.
O prato principal foi a inevitável sopa da pedra e o bacalhau com broa. Houve ainda imensos petiscos regionais, como carne da matança, salada de orelha, chispe com feijão branco, salada de atum com feijão frade, morcela de arroz assada, enchidos de Almeirim, tiborna, pastéis de bacalhau, rissóis e croquetes. À mesa vieram vinhos de Almeirim.
Para sobremesa dispuseram-se frutas e doces variados.
O convívio terminou com a habitual troca de lembranças, tendo a Confraria do Bucho Raiano oferecido à confraria anfitriã uma garrafa de vinho da Adega 2.5, o vinho oficial da confraria sabugalense.
plb
Monsieur
Malheureusement je ne parle pas votre langue .
Sur votre site, je me contente de regarder les images, j’ai pu voir la Confraria Gastronómica de Almeirim aussi je voudrais, si vous pouvez me faire parvenir la photo que les chevaliers de cet ordre ont sur leur poitrine l’ecusson ,pour la reproduire pour faire la maquette de cet Ordre Voici mon site http://confreriesamies.free.fr