:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 17 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 17 de Maio, destacamos o regresso fugaz da ex-rainha D. Amélia a Portugal, em 1945.
>> Domingo da Ascensão.
>> Dia de São Pascoal Bailão.
>> Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (também designado Dia Mundial das Comunicações Sociais).
>> Dia do Alfaiate.
>> Dia do Iogurte.
>> D. Amélia regressa a Portugal
Há 70 anos, a ex-rainha D. Amélia hospeda-se no Hotel Aviz, em Lisboa, na sua única visita a Portugal desde o fim da Monarquia.
Após o fim da II Guerra Mundial D. Amélia recebe o convite do Estado português para visitar o País de que fora a última Rainha soberana.
Ainda antes da sua visita a Portugal, Dona Amélia aceitara ser madrinha de baptismo de Dom Duarte Pio de Bragança, nascido, em 15 de Maio de 1945, na Legação de Portugal, em Berna, Suíça, confirmando a reconciliação dos dois ramos da família Bragança.
Então, a 17 de Maio de 1945, com 80 anos, D. Amélia cruza a fronteira de Vilar Formoso e regressa a Portugal.
Nas semanas que esteve em Portugal visita as obras de caridade que fundara e, dois dias após a sua chegada vai ao Panteão de S. Vicente visitar os túmulos do marido e dos filhos.
A 8 de Junho de 1945, vai em peregrinação ao Santuário de Fátima, onde oferece à Virgem um dos seus mantos régios.
A estada em Portugal foi uma emotiva viagem ao passado, e, a todos os locais com que havia estabelecido laços, faltando apenas ir a Vila Viçosa, ao Paço Ducal onde passou grande parte do seu tempo enquanto rainha.
Foi recebida por Oliveira Salazar e foi acarinhada pela população.
Em 30 de Junho desse ano, na gare de Santa Apolónia, rodeada de um mar de gente, D. Amélia despediu-se de Lisboa e encetou a viagem de volta ao exílio.
No dia 25 de Outubro de 1951, após 41 anos de exílio, D. Amélia faleceu em Versalhes, contando 86 anos.
>>1834 – Assinatura da Convenção de Évora Monte, que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas.
>>1846 – A rainha D. Maria II exonera o governo do Duque da Terceira de que faziam parte os irmãos Costa Cabral.
>>1928 – São inauguradas as comunicações telefónicas entre Lisboa e Madrid.
>>1941 – Morte, em Lisboa, de José Leite de Vasconcelos, etnólogo, investigador e professor universitário com uma vasta obra publicada.
>>1945 – A ex-rainha D. Amélia hospeda-se no Hotel Aviz em Lisboa, na sua única visita a Portugal desde o fim da Monarquia.
>>1949 – Devido ao agravamento da guerra civil na China, são evacuados de Xangai dezenas de cidadãos portugueses através de aviões fretados pelo consulado português em Hong-Kong.
>>1947 – Inauguração do Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, com o jogo de abertura do III Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.
>>1958 – Face às enormes e crescentes manifestações de apoio popular à campanha do candidato presidencial general Humberto Delgado, Oliveira Salazar publica uma Nota onde denuncia que se procura criar um clima de agitação social e que serão reprimidas as manifestações que concorram para alterar a ordem pública.
>>1973 – As Brigadas Revolucionárias levam a cabo um atentado à bomba à sede do Movimento Nacional Feminino, em Lisboa.
>>1967 – Assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz perpetrado pela LUAR – Liga de Unidade e Acção Revolucionária.
>>1989 – Otelo Saraiva de Carvalho é libertado do estabelecimento prisional de Tomar, após quatro anos e onze meses de prisão pelo presumível envolvimento nas FP 25 de Abril.
>>1792 – É criada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.
>>1803 – O Reino Unido bloqueia os portos aos navios franceses e holandeses.
>>1809 – Napoleão Bonaparte anexa os Estados Papais.
>>1934 – Adolf Hitler proíbe o acesso dos judeus aos cuidados de saúde.
>>1939 – Suécia, Noruega e Finlândia rejeitam os pactos de não agressão oferecidos pela Alemanha nazi.
>>194O – Forças nazis de Hitler ocupam Bruxelas.
>>1957 – O Egipto impede a passagem de navios mercantes israelitas no Canal do Suez.
>>1984 – O Senado norte-americano rejeita, pelo terceiro ano consecutivo, o pedido do presidente Ronald Reagan de atribuição de verbas para fabrico de armas químicas.
>>1989 – A URSS inicia a retirada de tropas da RDA.
>>2006 – O Senado norte-americano aprova a construção do muro de 595 quilómetros, ao longo da fronteira entre os EUA e o México, proposta pela administração.
>>2008 – Morre a escritora brasileira Zélia Gattai, viúva do falecido Jorge Amado, após um mês de hospitalização em Salvador por obstrução do intestino delgado
:: ::
>> Dia 137 de 2015. Faltam 228 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply