:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 2 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 2 de Maio, destacamos o comício que o Partido Republicano realizou na Guarda na sua marcha para a vitória eleitoral, em 1915.

>> Dia de São Atanásio.
>> Feriado Municipal em Arouca.
>> Comício do Partido Republicano na Guarda
Há 100 anos o Partido Republicano Português (Democrático) realizou um comício no Teatro Bombeiros Voluntários, na Guarda, tendo em vista as eleições que se realizariam no dia 13 de Junho e em que este partido saiu claro vencedor.
A sessão contou com as presenças dos senadores Pedro Boto Machado e Artur Costa e do deputado António Fonseca, todos vindos de Lisboa.
Segundo uma local do jornal O Combate, foi notória a presença de uma forte hoste republicana do Sabugal, «vila onde núcleo forte, de alma enérgica e sentimento cívico ardente, mantém uma vigorosa força democrática».
O presidente do partido na Guarda era o médico Ladislau Patrício. Presidiu ao comício o senador Pedro Boto Machado (revolucionário do 31 de Janeiro), secretariado por Manuel da Fonseca Pina (que tinha sido destituído de presidente da Câmara da Guarda) e Joaquim Martins (professor do Sabugal).
>>1915 – Comício do Partido Republicano Português na Guarda coma presença de individualidades vindas de Lisboa.
>> 1962 – Inicia-se o repatriamento dos prisioneiros portugueses face à invasão da Índia Portuguesa, que embarcam no porto do Mormugão e seguem para Carachi, no Paquistão.
>> 1968 – O brigadeiro António de Spínola é nomeado governador e comandante-chefe da Guiné.
>> 1983 – O tribunal de Vila Nova de Ourém condena o espanhol Juan Fernandez Krohn a seis anos e meio de prisão pela tentativa de assassínio de João Paulo II, em Fátima.
>> 1984 – Portugal, África do Sul e Moçambique assinam o acordo tripartido sobre a Barragem de Cahora Bassa.
>> 1999 – Durão Barroso é eleito líder do PSD, no XXII Congresso do partido, em Coimbra.
>> 1660 – Nascimento do compositor italiano Alessandro Scarlatti, nome fundador da ópera napolitana e da forma cantata, no Barroco.
>> 1895 – O território britânico no sul de África é reorganizado sob o nome de Rodésia.
>> 1945 – Berlim rende-se às forças soviéticas do Exército Vermelho.
>> 1982 – Na Guerra das Malvinas/Falklands, submarinos britânicos torpedeiam o cruzador argentino General Belgrano.
>> 1990 – O Parlamento checoslovaco aprova a abolição da pena de morte.
>> 1991 – A Comunidade Europeia e a EFTA assinam o Acordo para o Mercado Económico Europeu.
:: ::
>> Dia 122 de 2015. Faltam 243 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply