• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Alfaiates • Destaques • Efemérides 2015 • Guarda  /  Efemérides 2015 – 1 de Maio
01 Maio 2015

Efemérides 2015 – 1 de Maio

Por Capeia Arraiana
Capeia Arraiana
Alfaiates, Destaques, Efemérides 2015, Guarda 1 maio, efemérides, joão de almeida Deixar Comentário

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 1 DE MAIO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, destacamos a chegada à Guarda, vindo do exílio, do capitão João de Almeida, em 1915.

Há 100 anos o capitão João de Almeida, o Herói dos Dembos, regressa à Guarda
Há 100 anos o capitão João de Almeida, o Herói dos Dembos, regressa à Guarda

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São José Operário
>> Dia do Trabalhador – Feriado nacional
>> Festa das Maias.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> DIA DO TRABALHADOR
Hoje comemora-se o Dia do Trabalhador, feriado na maior parte dos países.

Como nasceu o 1º de Maio
Há 129 anos, no dia 1 de Maio de 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América, reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, que juntou centenas de milhares de pessoas. À manifestação juntou-se uma greve geral, que no dia 3 acabaria numa escaramuça com a polícia e com a morte de um dos grevistas. O incidente gerou novos protestos e nos confrontos com a polícia, que abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
Três anos mais tarde a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação no dia 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Assim nasceu o Dia dos Trabalhadores.
Porém só em 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio feriado nacional. Em 1920 a Rússia adopta também o 1º de Maio como feriado, e o exemplo passa a ser seguido por muitos outros países.

Em Portugal
Desde os anos finais do séc. XIX que houve um reforço na organização e na luta dos trabalhadores em Portugal, realizando-se greves, acções de protesto e de reivindicações por aumentos de salário, diminuição do horário e melhores condições de trabalho.
Em 1890 comemora-se pela primeira vez o dia 1º de Maio, como Festa do Trabalhador.
Dez anos depois, no 1º de Maio de 1900, juntam-se em Lisboa cerca de 40 mil trabalhadores, numa manifestação festiva e reivindicativa. Nesse mesmo dia é lançado em Lisboa o jornal socialista A Lucta, que se propunha defender as classes trabalhadoras, sendo porém imediatamente proibido pelo governo.
Após a Implantação da República festejou-se efusivamente o Dia do Trabalhador, ainda que se mantivesse como dia normal de trabalho.
Em 1933, já após o golpe que em 1926 derrubara a Primeira República, é decretado o controlo governamental dos sindicatos, sendo proibida a celebração do Dia do Trabalhador, passando a organizar-se a chamada Festa do Trabalho Nacional, evocação de cariz nacionalista, que foi celebrada de cidade em cidade, até 1938.
A partir de 1939 a evocação ao trabalho no dia 1 de Maio foi pura e simplesmente interditada e as tentativas de sair à rua fortemente reprimidas.
Porém, desafiando a proibição da comemoração do Dia do Trabalhador, o PCP organiza manifestações e greves para assinalar a data nas cidades onde detinha mais influência, nomeadamente em Lisboa e Marinha Grande, sobretudo a partir da década de 1950.
Em 1957 os protestos chegam à Covilhã e ao Tortosendo, onde os trabalhadores têxteis fazem greve para protestar e celebrar o Dia do Trabalhador.
Em 1962, os confrontos com as forças da ordem provocaram um morto e mais de três dezenas de feridos.
Já em liberdade, o 1º de Maio de 1974 foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.

>> O CAPITÃO JOÃO DE ALMEIDA

O «Herói dos Dembos»
O «Herói dos Dembos»

Há 100 anos o regresso à Guarda do capitão João d’Almeida, após três anos de exílio, foi um acontecimento de relevo para a cidade, tendo-lhe as forças católicas e monárquicas preparado uma vistosa recepção.
João de Almeida, que chegaria a general e se destacaria por estudos acerca da região, nasceu em Vila Garcia, concelho da Guarda, em 5 de Outubro de 1873. A sua família tinha porém ascendência em Alfaiates, concelho do Sabugal.
Como militar destacou-se por ter pacificado a região dos Dembos, em Angola, em 1907, durante as Campanhas de África. Auxiliou também Alves Roçadas a pacificar a região de Huíla, em 1909, e a ele que se devia a fixação da fronteira meridional de Angola.
O jornal católico A Guarda, escreveu na altura acerca da sua chegada à Guarda, no dia 1 de Maio de 1915, após o exílio no Estrangeiros por se ter oposto à República:
«O herói dos Dembos volta a Portugal – capitão João d’Almeida – por vilar formoso, vindo de comboio…
O seu nome era nas cubatas negreiras respeitado e temido como o dos heróis da lenda e das choupanas da sua Beira, amado e querido como o de Gustavo Vasa nas florestas polares.»
Em 1919, então Coronel e Comandante militar da região de Aveiro, envolver-se-ia na Monarquia do Norte ao lado de Paiva Couceiro. O fracasso do golpe levá-lo-á a novo exílio em Paris, onde cursou Engenharia Civil.
Em 1929 receberá o colar de Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e Grande-Oficial da Ordem Militar de São Bento de Avis. Em 1932 será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Império Colonial.
Muito dedicado ao estudo, em especial à história da região da Guarda, deixará longa obra bibliográfica.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1758 – Os curas de Penalobo e da Moita enviam as respostas ao questionário às paróquias do reino determinado pelo Marquês de Pombal (aqui e aqui).

>> 1915 – Chega à Guarda, vindo do exílio no estrangeiro o capitão João d’Almeida, partidário da monarquia.

>> 1996 – «Corte de Cabelo», a primeira longa-metragem do cineasta sabugalense Joaquim Sapinho, vence o Emerging Filmaker Award, em Chicago.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1500 – Carta de Pêro Vaz de Caminha a D. Manuel sobre a descoberta do Brasil.

>> 1809 – Primeira edição do Diário Lisbonense, primeiro jornal diário em Portugal.

>> 1890 – A festa do trabalhador (1º de Maio) é comemorada pela primeira vez, em Portugal.

>> 1900 – É lançado em Lisboa o jornal socialista A Lucta, dirigido por José de Macedo. O Governo proíbe de imediato a edição e prende o director.

>> 1953 – A Índia exige a Portugal o início de conversações sobre o futuro dos territórios coloniais portugueses naquele subcontinente, ameaçando fechar a representação diplomática em Lisboa.

>> 1958 – Oliveira Salazar decide, em reunião da Acção Nacional, rejeitar a recondução do general Craveiro Lopes como presidente da República, o que abriu a porta à candidatura do almirante Américo Tomás às eleições presidenciais.

>>1961 – Chega a Luanda, Angola, o primeiro contingente de tropas expedicionárias enviadas para fazer face ao clima de revolta e às acções armadas, que é recebido entusiasticamente pela população da cidade.

>>1967 – Manuel Tito de Morais e Sotto Mayor Cradia fundam em Roma o jornal Portugal Socialista, no âmbito da Acção Socialista Portuguesa (movimento político que em 1973 daria lugar ao Partido Socialista).

>>1973 – As Brigadas Revolucionárias levam a cabo um atentado contra as instalações no Ministério das Corporações, na Praça de Londres, em Lisboa.

>>1974 – Primeira celebração em liberdade do Dia Mundial do Trabalhador.

>>1991 – O Governo de Angola e a Unita assinam os acordos de Bicesse, para o cessar-fogo a partir de 15 de Maio, sob os auspícios do governo português.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1807 – Entra em vigor a abolição do comércio de escravos no Reino Unido.

>> 1886 – Greve dos trabalhadores de Chicago, que reivindicou para cada dia oito horas de trabalho, oito de descanso e oito para formação, data que passaria a ser assinalada com o Dia Mundial do Trabalhador.

>> 1924 – É proclamada a I República Grega.

>> 1982 – Guerra das Falklands/Malvinas. Começam os bombardeamentos da Armada e da Força Aérea britânicas às posições das forças argentinas ocupantes.

>> 1986 – A Agência Internacional de Energia Atómica confirma a extinção do incêndio na central nuclear de Chernobyl, URSS, seis dias após o acidente.

>> 1994 – Morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, durante o Grande Prémio da San Marino.

>> 1997 – O Partido Trabalhista britânico de Tony Blair vence as eleições gerais no Reino Unido.

>> 1999 – Entra em vigor o Tratado de Amesterdão da União Europeia.

>> 2004 – A União Europeia é alargada a 25 estados membros, com a entrada da República Checa, Eslováquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Hungria, Eslovénia, Chipre e Malta.

>> 2007 – O escritor angolano José Eduardo Agualusa, com a obra “O Vendedor de Passados”, recebe o Prémio Independent de Ficção Estrangeira de 2007, iniciativa do jornal britânico The Independent.

:: ::
>> Dia 121 de 2015. Faltam 244 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
Capeia Arraiana
Capeia Arraiana

Diariamente desde 6 de Dezembro de 2006.

 Artigo Anterior Postal TV (66)
Artigo Seguinte   Dissenso

Artigos relacionados

  • Histórias da memória raiana (6)

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Histórias da memória raiana (5)

    Domingo, 10 Janeiro, 2021
  • Mensagem de Ano Novo do presidente do PSD Sabugal

    Segunda-feira, 4 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.