Uma reunião que acaba de terminar. Uns programas que oscilam obsessivamente em audiências. Uma despromoção antecipada. A suspensão de noticiários «noctívagos». De tão pouco se fazem os canais…
Não resisto. Já tinha prometido não me deter nunca mais em questões de correcção de linguagem dos jornalistas das TVs. Mas esta semana tem sido impossível comer e calar. Houve muitas reuniões que «acabaram de terminar». Ora essa expressão, para lá de cacófona não do ponto de vista sonoro propriamente mas sobretudo do ponto de vista da correcção formal. Mas, brincando, se fosse professor de Comunicação dessas várias repórteres de rua (sempre jovens, sempre mulheres), chamava-lhe pelo menos a atenção para o seguinte: se acabou de terminar, então voltou a começar – certo?
Fica o meu protesto porque nunca ninguém nas nossas TVs se assume como editor, ou seja: aquele que emenda, que corrige, que evita aom meio-dia que a mesmíssima repórter cometa o mesmo erro 12 horas depois. Ou seja: na Redacção ninguém lhe ligou nenhuma, ninguém esteve para a ensinar. Triste cenário. Constato cada vez mais que as Redacções deixaram de ser escolas de bem escrever – neste caso: de bem falar.
Desculpem esta incursão – mas um jornalista tem certas obrigações para com a sua Língua.
*
«Dança com as Estrelas» chegou a 1 milhão e 300 mil espectadores. É muito, para coisa tão sem qualidade – pese embora a boa presença de algumas pessoas que por ali tentam um dia de sorte. «Mar Salgado» e «A Única Mulher» dividem à noite entre si a palma de novela mais vista: um dia uma, outro dia a outra… Mas a da TVI às vezes é como que é abandonada pelos espectadores e vem por aí abaixo.
*
Será que José Eduardo Moniz destronou Cristina Ferreira? Parece que sim: ela tem a aspiração de ser Directora de Conteúdos não Informativos da TVI. Mas agora esse cargo terá sido ocupado por Moniz. A ser assim, Cristina foi despromovida antes de ser promovida…
*
Termino com uma má notícia para quem gosta da Informação da SIC Notícias: os noticiários da noite foram suspensos a partir das 02 horas. Retomam às 06 horas. Mau número para noctívagos com necessidade de saber as coisas na hora…
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
Leave a Reply