Bendada acolhe concerto de primavera

Brasão da Freguesia da Bendada - Sabugal - Capeia Arraiana

Há música na Serra. É assim que se chama o evento que a Escola de Música da Bendada (concelho do Sabugal) promove no dia 2 de maio, de 2015.

Vai haver música na Bendada

Vai haver música na Bendada

Um concerto de primavera com jovens músicos espalhados pela serra acima, que vão brindando os caminhantes com peças especialmente selecionadas para a ocasião, enquanto sobem até ao ponto mais elevado, a cerca de 900 metros de altitude.
O passeio começa junto ao Cruzeiro, a 580 metros de altitude. O grau de dificuldade da caminhada, pela vereda, é reduzido, acessível a crianças a partir dos 5 anos. Um concerto de primavera de características únicas, com uma envolvente natural onde pontuam a aldeia medieval de Sortelha, a nascente, a Gardunha, a sudoeste e a Serra da Estrela, a poente.
Ao longo do passeio, que começará pelas 15h30, propõe-se a paragem na Eirinha para contemplar a paisagem, digna de uma longa pausa com música de fundo, e para apreciar as cores e os aromas das maias e do rosmaninho, que nesta altura cobrem a serra de amarelo e lilás.
Já no topo da Serra, pelas 18h30, haverá um concerto final na capela de Nossa Senhora do Castelo, ao que se seguirá um pequeno lanche oferecido pela Junta de Freguesia da Bendada a todos os visitantes.
A descida far-se-á igualmente pela vereda (20 a 30 minutos de caminhada), enquanto vamos sendo confrontados com as cores do final de tarde, com o sol a esconder-se atrás do maciço central da Serra da Estrela.
Para os visitantes aconselha-se o estacionamento na Avenida da Casa do Povo, no Largo do Coreto e na Rua do Mercado, onde não falta espaço. Não é aconselhável o estacionamento nas ruas que dão acesso ao Cruzeiro (que fica no ponto mais alto da aldeia) e o menos possível no adro da Igreja Matriz.
A Escola de Música: existe há quase 20 anos e forma crianças e jovens nas mais variadas especialidades e instrumentos musicais. Daqui já saíram vários músicos não apenas para a Banda Filarmónica da Bendada (com 145 anos de existência) mas também para várias orquestras e filarmónicas nacionais. Alguns músicos Bendadenses (depois de terem frequentado conservatórios da região) começam a ganhar visibilidade a nível internacional (especialmente na guitarra clássica, piano, violino e violoncelo). A Escola de Música é dirigida pelo maestro Luís Andrade e pelo presidente da direção, Filipe Fernandes.
Escola de Música da Bendada

Deixar uma resposta