Efemérides 2015 – 28 de Abril

Abril - Efemérides 2015 - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 28 DE ABRIL :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 28 de Abril destacamos a morte, em 2003, do cónego Álvaro Quintalo, natural de Rendo, concelho do Sabugal.

O cónego Quintalo morreu há 12 anos - estátua junto ao Colégio de S. José

O cónego Quintalo morreu há 12 anos – estátua junto ao Colégio de S. José

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Pedro Chanel.
>> Dia Mundial da Protecção e Segurança no Trabalho.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> O cónego Álvaro Quintalo
Faleceu há 12 anos o cónego Álvaro Vaz Quintalo da Cunha, com 95 anos, natural de Rendo, concelho do Sabugal, que para além de proeminente figura do clero da diocese egitaniense foi professor e director do Colégio de S. José, na Guarda.
Álvaro Quintalo nasceu em 26 de Fevereiro de 1908, na aldeia de Rendo, de onde saiu ainda criança para estudar no Liceu da Guarda. Optando pela vida eclesiástica, deixou o liceu e ingressou no seminário diocesano, sendo ordenado sacerdote no dia 1 de Janeiro de 1932.
A sua sabedoria e o gosto pelo ensino levaram-no à docência no Seminário Maior da Guarda, função que acrescia às responsabilidades do sacerdócio.
Mas a grande acção da sua vida enquanto pedagogo ficou ligada ao Colégio de S. José (o «Rocha»), tendo sido nomeado director logo após a sua fundação em 1945, função que manteria até ao encerramento da instituição.
Austero como director era também exigente enquanto professor, cabendo-lhe ministrar várias disciplinas, revelando sempre sabedoria e pedagogia, facto que marcou as sucessivas gerações de alunos que passaram pela instituição.
Como reconhecimento, a Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa atribuiu ao cónego Álvaro Quintalo a qualidade de Sócio Honorário, decisão tomada por unanimidade na Assembleia Geral de 9 de Junho de 1989. O diploma ser-lhe-ia entregue no Colégio de S. José, na Guarda, em acto simples e fora de vistas, por exigência do homenageado, que afirmou ser avesso a manifestações públicas de distinção.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1844 – Os revoltosos que ocupam a praça de Almeida capitulam, pondo-se termo à revolta de Torres Vedras que pretendia a revisão da Carta Constitucional.

>>2003 – Morte do cónego Álvaro Vaz Quintalo, natural de Rendo (Sabugal), que foi professor e director do Colégio de S. José na Guarda.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1855 – Nascimento do pintor José Malhoa.

>>1886 – Inauguração do Monumento aos Restauradores de 1640, em Lisboa.

>>1934 – Inauguração do Museu Malhoa, nas Caldas da Rainha.

>>1941 – Manifestação de apoio a Salazar, comemorativa do seu 52º aniversário, promovida pela União Nacional.

>>1945 – Greves de assalariados rurais em várias localidades do Alentejo e Ribatejo, em protesto face à falta de géneros alimentares e a subida dos preços.

>>1953 – Ricardo Espírito Santo entrega ao Estado o museu de antiguidades portuguesas instalado no palácio dos Azuraras, destinado a manter uma escola de artes decorativas.

>>1961 – Criação do Movimento Nacional Feminino.

>>1962 – Face a protestos populares em Aljustrel, a GNR carrega sobre os manifestantes provocando um morto e vários feridos.

>>1974 – Mário Soares chega a Portugal de comboio, regressando do exílio em França.

>>2005 – É aprovada a proposta de adaptação dos graus e diplomas do Ensino Superior nacional ao Processo Europeu de Bolonha.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1738 – Clemente XII publica a bula «In Eminenti», condenando a Maçonaria.

>>1789 – Motim dos marinheiros na Bounty, contra o capitão William Bligh, no Pacífico Sul.

>>1876 – A rainha Vitória é proclamada Imperatriz da Índia.

>>1945 – Mussolini e Clara Petaci são executados no Lago Como, quando tentavam a fuga de Itália para a Suíça.

>>1969 – O presidente francês Charles de Gaulle renuncia ao cargo.

>>1986 – A URSS admite a ocorrência de um acidente na central de energia nuclear de Chernobyl, minimizando porém a dimensão do desastre.

Central nuclear de Chernobyl

Central nuclear de Chernobyl

>>1989 – O tribunal de Bruxelas condena 14 adeptos ingleses de futebol a três anos de prisão, por homicídio involuntário, nos incidentes do Estádio de Heysel, na Bélgica.

>>1991 – As mulheres têm pela primeira vez direito a votar no cantão suíço de Appenzell.

:: ::
>> Dia 118 de 2015. Faltam 247 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta