:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 25 DE ABRIL :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 25 de Abril destacamos a realização das eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975.
>> Dia de São Marcos.
>> Feriado Nacional – dia da Revolução dos Cravos em 1974.
>> Eleições para a Assembleia Constituinte
Há 40 anos realizaram-se as eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras verdadeiramente livres e com sufrágio universal realizadas no país.
Realizaram-se exactamente um ano após a revolução de 25 de Abril, elegendo os 250 deputados que reunidos em Assembleia tinham a missão de escrever uma nova Constituição para substituir a do regime ditatorial (a chamada Constituição do Estado Novo, de 1933).
O povo ocorreu em massa às eleições. Muitos esperaram horas junto das assembleias de voto, sem que se tenham registado quaisquer distúrbios, num país ainda tutelado pelo Conselho da Revolução.
A Assembleia Constituinte tinha um mandato único de um ano, e não tinha outra missão que não fosse a da redacção e aprovação de uma nova lei fundamental. O governo do país continuou a ser provisório, sem ser sustentado em apoio parlamentar.
No boletim de voto, concorreram 14 forças políticas. Os resultados das eleições deram a maioria dos votos ao Partido Socialista, seguido do Partido Popular Democrático. Em terceiro lugar ficou o Partido Comunista Português, a força política que viu as expectativas mais defraudadas, na medida em que esperava uma votação mais dilatada.
A Assembleia Constituinte entrou em funções em 2 de Junho de 1975 e foi dissolvida em 2 de Abril de 1976, data da conclusão dos trabalhos de elaboração da Constituição.
>>1758 – O cura de Casteleiro envia a resposta ao questionário às paróquias do reino determinado pelo Marquês de Pombal (aqui).
>>1917 – Início do terceiro governo de Afonso Costa, que durará apenas até ao dia 8 de Setembro.
>>1935 – Chega ao Tejo o submarino «Golfinho», terceira unidade do programa naval português formulado em 1930.
>>1974 – Revolução dos Cravos em Portugal, em que os militares, com o apoio e o incentivo do povo depõem, o regime e restauram a democracia após 48 anos de ditadura.
>>1975 – Eleições para a Assembleia Constituinte.
>>2003 – Morte do general Manuel Themudo Barata, 83 anos, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Comissão Portuguesa de História Militar.
>>2007 – É inaugurado o Túnel do Marquês, em Lisboa, dois anos e meio depois da data prevista.
>>1915 – Ataque inglês à península de Galípoli, na Turquia, como segunda tentativa para chegar a Constantinopla. Os turcos conseguirão rechaçar o ataque.
>>1920 – O Comando Supremo Aliado, resultante dos vencedores da I Guerra Mundial, atribui ao Reino Unido os mandatos da Mesopotâmia e Palestina, e à França os da Síria e do Líbano.
>>1945 – Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco, nos EUA, que levaria à assinatura da Carta das Nações Unidas.
>>1978 – A África do Sul aceita o plano ocidental de independência do Sudoeste Africano, a Namíbia, com base num governo de maioria negra.
>>1990 – Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble.
:: ::
>> Dia 115 de 2015. Faltam 250 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply