Efemérides 2015 – 9 de Abril

Abril - Efemérides 2015 - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 9 DE ABRIL :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 9 de Abril destacamos a Batalha de La Lys, em 1918, e a inauguração em Pinhel do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em 1922.

A mortífera Batalha de La Lys aconteceu há 97 anos

A mortífera Batalha de La Lys aconteceu há 97 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Santa Cassilda.
>> Dia de S. Acácio.
>> Dia do Combatente.
>> Dia Internacional dos Monumentos.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Batalha de La Lys
Há 97 anos deu-se a mortífera Batalha de La Lys, em solo francês, no decurso da I Guerra Mundial, na qual morreram e foram presos milhares de soldados portugueses.
Após uma tremenda barragem de artilharia, que incluiu o lançamento de 2 mil toneladas de gás mostarda e fosgénio, os alemães avançaram numa frente de combate de 55 quilómetros, guarnecidos pelo 11° Corpo Britânico, com cerca de 84 mil homens, entre os quais se compreendia a 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), constituída por cerca de 20 mil combatentes, dos quais somente 15 mil estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa.
A linha de trincheiras defendida pelos portugueses viu-se impotente para sustentar o embate de oito divisões do 6º Exército Alemão, com cerca de 55 mil homens comandados pelo general Ferdinand von Quast.
As tropas portuguesas, em apenas quatro horas de batalha na madrugada e manhã de 9 de Abril, registaram milhares de baixas, entre mortos (1341), feridos (4626), desaparecidos (1932) e prisioneiros (7440) .
Essa ofensiva alemã seguiu-se à assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, no dia 3 de Março de 1918, que colocou a Rússia de Lenine fora da guerra, e permitiu aos alemães transferirem da frente oriental para a ocidental uma força massiva de homens e material, através da vasta rede de linhas férreas. Com este portentoso reforço o general Erich Ludendorff, lançou a ofensiva «Georgette», que visava a tomada de Calais e Boulogne-sur-Mer, de modo a romper uma brecha na frente aliada que abrisse o caminho para Paris e para a vitória alemã na guerra.

>>Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Pinhel
Há 93 anos, em 9 de Abril (dia da heróica Batalha de La Lys), foi inaugurado em Pinhel o primeiro monumento aos Mortos da Grande Guerra de Pinhel, concretizado por Alfredo César Gomes e instalado na Parada Coronel Lima da Veiga, também chamado Largo dos Combatentes.
O monumento começou a ser construído a 8 de Maio de 1921 e foi inaugurado em 9 de Abril de 1922, por iniciativa do Coronel Manuel Augusto Ferreira Lima da Veiga, Chefe da Missão de Metralhadoras Pesadas, em França, durante a I Grande Guerra. Este coronel, natural de Pinhel, comandou o Regimento de Infantaria n.º 34 estacionado em Pinhel.

Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Pinhel

Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Pinhel

O escritor pinhelense Ilídio Marta descreveu com minucia o monumento: «Compõe-se e compreende o Monumento, além do obelisco ou padrão, em granito desta região e contido na freguesia de Vascoveiro, deste concelho, duas lápides em mármore contendo uma vinte e oito e outra vinte e nove nomes de praças deste regimento mortas na Grande Guerra (…) mais três lápides, também de mármore onde foram inscritos, numa os nomes dos Oficiais que exerceram o Comando do Batalhão durante a sua permanência em França; noutra as datas históricas, e noutra ainda, as datas gloriosas. (…) Do mesmo faz parte ainda a lápide adquirida pelo Município de Pinhel, contendo sete nomes de praças mortas e naturais deste concelho, a qual é aposta neste Monumento…»

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1922 – Inauguração em Pinhel do monumento aos mortos da Grande Guerra – o primeiro do país.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1912 – É fundado o primeiro grupo de Escuteiros de Portugal.

>>1918 – Batalha de La Lys, em França, durante a I Guerra Mundial.

>>1942 – Nascimento de Adriano Correia de Oliveira, músico e compositor, um dos mais importantes intérpretes do fado de Coimbra e do movimento “baladeiro” de resistência à ditadura, nos anos de 1960-70.

>>1954 – É proibido o exercício da prostituição nas «Províncias Ultramarinas».

>>1962 – O Senado da Universidade instaura processos disciplinares à Direcção da Associação Académica de Coimbra por incitação dos estudantes à revolta.

>>1974 – Atentado das Brigadas Revolucionárias contra o navio Niassa, símbolo da política colonialista da ditadura portuguesa.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1553 – Morte do escritor francês François Rabelais.

>>1865 – Termina a Guerra Civil nos EUA, com a rendição do general Confederado Robert E. Lee ao general da União Ulysses S. Grant.

>>1872 – Nascimento de Leon Blum, o primeiro socialista a liderar o Governo francês (1936-37).

>>1940 – Forças alemãs de Hitler invadem a Noruega e a Dinamarca.

>>1977 – É legalizado o Partido Comunista Espanhol, depois de 38 anos de clandestinidade.

>>2003 – Forças norte-americanas tomam Bagdad, capital do Iraque.

:: ::
>> Dia 99 de 2015. Faltam 266 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta