Efemérides 2015 – 4 de Abril

Abril - Efemérides 2015 - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 4 DE ABRIL :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 4 de Abril destacamos os desacatos ocorridos no Casteleiro em 1915.

Casteleiro - há cem anos, disputas pessoais e políticas levaram ao apedrejamento da escola local

Casteleiro – há cem anos, disputas pessoais e políticas levaram ao apedrejamento da escola local

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Isidro.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Desacatos no Casteleiro
Há 100 anos a escola feminina e a casa da professora no Casteleiro foram alvo de apedrejamento na sequência de uma disputa que também teve razões políticas.
A professora Raquel Prazeres Quintela e o marido, António Rodrigues, eram republicanos activos, ligados ao Partido Democrático, e mantinham um diferendo com André Ribas, que era favorável ao Partido Evolucionista.
O «evolucionista» capitaneou o apedrejamento, acto denunciado pelo Jornal republicano «O Combate», da Guarda, que relatou o episódio, chamando a André Ribas alcoólico compulsivo, que na taberna juntou amigos para praticarem o acto pérfido. Segundo o mesmo Jornal, dirigido por José Augusto de Castro, os arruaceiros, ao mesmo tempo que apedrejavam as casas, gritavam palavras obscenas dirigidas à professora. Partiram janelas, portas e objectos dentro da casa, até que o povo acudiu e conteve os arruaceiros. O marido da professora foi essa mesma noite ao Sabugal, de onde regressou com uma força de seis praças da Guarda Republicana, que averiguaram o que se passara.
André Ribas, intitulando-se ironicamente «o Cafre», riposta à notícia publicando uma carta no jornal «Districto da Guarda», órgão oficial dos evolucionistas, afirmando: «Não foi a escola o edifício apedrejado, mas sim a casa da residência da professora, o que é diferente, creio eu». Trata António Rodrigues, o marido da professora, por «Antoninho Patife», que diz ser também conhecido por «João Ladrão».

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1811 – Fim da 3ª invasão francesa de Portugal, com a saída do exército de Massena que se reunira em Alfaiates após a Batalha do Sabugal.

>>1915 – A escola e a casa da professora do Casteleiro, Raquel Prazeres Quintela, foram apedrejadas, à noite, por um grupo de homens, provocando avultados estragos.

>>2009 – Homenagem da Junta de Freguesia do Sabugal ao poeta sabugalense Manuel António Pina, pelo descerramento de uma placa na casa onde nasceu.

Há seis anos Manuel António Pina foi homenageado no Sabugal

Há seis anos Manuel António Pina foi homenageado no Sabugal

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1388 – Começa a construção do Mosteiro da Batalha.

>>1418 – O papa Martinho V cria a diocese de Ceuta, cidade do norte de África recentemente conquistada pelos portugueses.

>>1819 – Nascimento de D. Maria II, no Rio de Janeiro.

>>1931 – Início da Revolta da Madeira, dirigida pelo general Sousa Dias, contra o novo regime, que durará 25 dias.

>>1947 – Greve nos Estaleiros Navais de Lisboa organizada pelo PCP, que obrigará o governo, dois dias mais tarde, a decretar a requisição civil.

>>1958 – Chega a Lisboa, em avião da TAP, o «Cristo das Trincheiras», oferecido a Portugal pela França para ser colocado no Mosteiro da Batalha.

O Cristo das Trincheiras acompanhou os soldados portugueses na I Guerra Mundial

O Cristo das Trincheiras acompanhou os soldados portugueses na I Guerra Mundial

>>1973 – Começa, em Aveiro, o III Congresso da Oposição Democrática, sob forte vigilância da PIDE.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1264 – Morte, em Sevilha, de Afonso X, O Sábio, Rei de Castela e de Leão, avô do rei português D. Dinis.

>>1618 – O cardeal de Richelieu é exilado em Avignon, acusado de intrigas junto da rainha-mãe de França, Maria de Médicis.

>>1817 – Morte, em Paris, de André Massena, Duque de Rivoli e Marechal de França, que comandou a terceira invasão francesa de Portugal.

>>1945 – Independência da Hungria.

>>1949 – É assinado, em Washington, o Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) pelos EUA, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega, Islândia, Canadá e Portugal.

>>1960 – Independência do Senegal.

>>1968 – Assassínio do pastor protestante Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos.

:: ::
>> Dia 94 de 2015. Faltam 271 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta