Três milhões de casas têm TV paga (vulgo: cabo). O Governo teve no mês passado mais de 12 horas de informação TV. Passos pode pedir maioria absoluta: megafone não lhe falta. Trago-lhe ainda notas sobre programas em destaque e os números da Informação.
A condenação dos canais abertos
Há segundo a Marktest, 2 984 mil lares com TV paga. 73% das casas habitadas. Há 10 anos eram apenas 46%… Uma condenação dos canais abertos. Que, atenção, todos dependem do Estado: são concessões. Nada de alinharmos naquela balela de só a RTP ser concessão.
Mais de 12 horas de propagandíssima
Tanta hora de informação para o Governo! Mais de 12 horas, distribuídas por vários ministros. Como não hão-de estar felizes, estes senhores… E, atenção: não falamos aqui dos milhares de pontos de citação deles mesmos em programas de comentário e outros… É de assustar qualquer um. Note: esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 28 de Fevereiro de 2015, como diz a empresa Marktest que faz estes estudos e os divulga.
Disparidades flagrantes
Lembram-se da prisão de Sócrates? Dezenas de horas de coberturas e de buscas de imagem por parte dos canais? Pois bem: para o caso da Segurança Social vs Passos Coelho cada canal não encontrou mais do que uma horita – e vá lá… Uma disparidade flagrante. Um número sintomático: 38%! Leia: «As dívidas do Primeiro-ministro à Segurança Social e as críticas da oposição à falta de explicações foram o tema responsável por 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados».
Notas de pessoas e de programas
Jurados do próximo “Dança Com as Estrelas” (TVI) que começa a 22: Alexandra Lencastre, Alberto Rodrigues e Cifrão.
Rui Unas acha que os serões das nossas TVs são tristes e que devia haver mais humor. Aplaudo.
Catarina Furtado: “Vou começar um novo projeto na RTP, mas não posso ainda revelar o que é”.
«Música vencedora do «Festival da Canção 2015» foi alvo de contestação e mal-estar nos bastidores» (in ‘Zapping’). Isto aconteceu logo depois da vitória de Leonor Andrade, «anunciada depois de se ter realizado uma nova votação que a elegeu posteriormente como a grande vencedora e assim representante de Portugal no Festival da Eurovisão, que decorrerá em maio na Áustria».
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply