Efemérides – 9 de Março

Março 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 9 DE MARÇO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 9 de Março destacamos o nascimento do padre António Souta em 1921 e a entrada de Portugal na I GUerra Mundial em 1916.

O Padre António Teixeira Souta nasceu há 94 anos em Belmonte

O Padre António Teixeira Souta nasceu há 94 anos em Belmonte

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Santa Francisca Romana, religiosa (†1440).
>> Dia de São Bruno Bonifácio de Querfurt, Bispo e mártir (†1009).

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Padre António Teixeira Souta
O Padre António Souta nasceu há 94 anos em Belmonte.
Estudou nos Seminários do Fundão e Guarda. Foi ordenado por D. José Alves Matoso, em 1943. Começou a actividade pastoral em Trancoso, a que se seguiu o Sabugal. Também foi pároco de Aldeia de Santo António e de Rapoula do Côa. Depois de cerca de 60 anos na zona do Sabugal, foi dispensado das paróquias em 2007. Actualmente é Capelão da Comunidade das Servas de Jesus no Colégio da Cerdeira.
Veja o artigo de Pinharanda Gomes sobre a vida e a obra do Padre Souta (aqui).

>> Portugal entra na Grande Guerra
Há 99 anos, a pedido dos ingleses, Portugal aprisionou os navios alemães que se encontravam nos nossos portos. A Alemanha reagiu declarando guerra a Portugal, que assim passou de país neutro, a país beligerante.
Portugal esteve do lado dos Aliados, liderados por Inglaterra e França, enfrentando as potências centrais, bloco liderado pela Alemanha e pelo império Austro-Húngaro.
A entrada de Portugal na guerra teve porém variadas razões:
– Pretendia ver garantidos os seus direitos sobre as colónias africanas;
– Necessitava de afirmar o prestígio e a influência diplomática do Estado Republicano bem como a sua legitimação no seio das potências europeias;
– Havia a crença de que era imperativo entrar na guerra pelo progresso nacional, ao lado das democracias;
– Pelo compromisso de aliança com a Inglaterra, tradicional aliada de Portugal.

Soldados portugueses num campo de prisioneiros na Alemanha

Soldados portugueses num campo de prisioneiros na Alemanha

Portugal na guerra na fase mais mortífera, enviando para França o Corpo Expedicionário Português (CEP). Porém as tropas portuguesas estavam mal equipadas, mal preparadas e pouco motivadas.
A participação portuguesa na Grande Guerra ficou marcada pela Batalha de La Lys, onde em quatro horas o CEP perdeu um terço dos homens (mortos, prisioneiros, feridos e desaparecidos).
A guerra provocou a Portugal 35 mil baixas, um número elevadíssimo de feridos e doentes (mutilados, gaseados e tuberculosos). Em termos materiais perdeu armamento, navios mercantes e de guerra. No plano económico viu agravar-se a debilidade económica e os problemas sociais.

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 9 DE MARÇO

>> 2007
As mulheres de Aldeia da Ponte (1). Tendo sido convidado a participar neste blogue Capeia Arraiana, nada melhor do que iniciar esta minha primeira intervenção, com uma homenagem a todas as nossas mulheres da Aldeia, extensivo também, a toda a Raia.
Primeira Crónica de Esteves Carreirinha. Aqui.

>> 2008
A morte de Portugal (2). Miguel Real, pensador e escritor de evidente versatilidade, surpreende-nos, de uma só vez, com três novos livros: «O último minuto na vida de S.», um episódio romanceado da vida de Snu Abecassis; um ensaio sobre «Agostinho da Silva e a cultura portuguesa»; e, por fim, um outro ensaio, intitulado «A Morte de Portugal».
Opinião de Pinharanda Gomes. Aqui.

>> 2009
Memórias de Alfaiates, de Porfírio Ramos. A raia sabugalense tem um novo testemunho em livro – «Memórias de Alfaiates» – que relata as tradições e a valentia do seu povo, resultante do aturado trabalho de um ilustre alfaiatense, o Dr. Porfírio Ramos.
Notícia. Aqui.

>> 2011
Obras de restauro da Igreja de Badamalos. Badamalos teve a honra de receber, no passado dia 4 de Março, na sua Igreja Matriz, S.ª Ex.ª o Sr. Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, o Exm.º Sr. Governador Civil, Santinho Pacheco, o Exm.º Presidente de Câmara, António dos Santos Robalo e o Revº. Padre Bastos, em representação do Sr. Bispo da Guarda.
Por João Nobre. Aqui.

>> 2012
Excepções. A polémica desta semana anda à volta de qual o ministro que gere os fundos comunitários. Sendo um assunto sério, não deixa de ser um episódio que demonstra em como a nossa política vive de mediocridades e de irrelevâncias.
Opinião de Fernando Lopes. Aqui.

>> 2013
Filme de Joaquim Sapinho no TMG. O Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) exibe no dia 20 de Março, quarta-feira, pelas 21h30 o filme «Deste Lado da Ressurreição», de Joaquim Sapinho, produzida pela Rosa Filmes. «Deste Lado da Ressurreição» é a mais recente longa-metragem do realizador Joaquim Sapinho, natural do Sabugal.
Notícia. Aqui.

>> 2014
O túmulo do Rei D. Dinis. D. Dinis mandou fazer o seu próprio túmulo, deixou dito no testamento o edifício onde queria que o colocassem e indicou até o lugar na igreja. Foi o primeiro sarcófago a ser depositado dentro de um lugar sagrado e o primeiro a ter a estátua jacente de um rei. Os dois primeiros reis estão em Santa Cruz de Coimbra e com D. Afonso II o Panteão Real passou a ser o Mosteiro de Alcobaça. D. Dinis escolheu a igreja do Mosteiro de São Dinis em Odivelas, onde ainda se encontra, podendo ser visitado.
Crónica de Maria Máxima Vaz. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1921 – Nascimento, em Belmonte, de António Teixeira Souta, pároco do Sabugal durante várias décadas.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1821 – São aprovadas as bases da Constituição liberal de 1822, saída da Revolução de 1820, a primeira Lei Fundamental portuguesa, aprovada por uma assembleia representativa.

>> 1916 – A Alemanha declarou guerra a Portugal face ao apresamento dos navios mercantes alemães, nos portos portugueses.

>> 1918 – É criado o Ministério da Agricultura, no Governo português.

>> 1954 – Viagem inaugural do «Comboio Foguete» entre Lisboa e Porto.

Comboio Foguete - CP - Capeia Arraiana

Comboio Foguete (Lisboa-Porto) da CP

>> 1962 – Realiza-se, em Coimbra, o I Encontro Nacional de Estudantes, que conduz à criação do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses e à definição do Dia do Estudante, 24 de Março. A proibição do evento dará origem à Crise Académica de 1962.

>> 1973 – Atentados à bomba em Lisboa perpetrados pela Brigadas Revolucionárias, provocam danos nas instalações militares do Distrito de Recrutamento e nos Serviços Mecanográficos do Exército.

>> 1986 – Toma posse Mário Soares, primeiro presidente civil eleito da República Portuguesa, por sufrágio universal e directo.

>> 1991 – Mário Soares toma posse, em segundo mandato, como Presidente da República Portuguesa.

>> 1999 – Jorge Sampaio, presidente eleito da República Portuguesa, toma posse do cargo, em sessão na Assembleia da República.

>> 2006 – Tomada de posse de Aníbal Cavaco Silva, como 18.º Presidente da República Portuguesa.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1841 – Estreia da ópera de Verdi «Nabucco», no teatro Scala de Milão, sendo este o primeiro dos muitos êxitos de Verdi.

>> 1934 – Nascimento do cosmonauta russo Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar no espaço.

>> 1945 – Bombardeamento aéreo de Tóquio, Japão, pela força aérea norte-americana, na II Guerra Mundial, provocando cerca de 85 mil mortes.

>> 1959 – A boneca Barbie é apresentada em Nova Iorque.

:: ::
>> Dia 68 de 2015. Faltam 297 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta