Efemérides 2015 – 6 de Março

Março 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 6 DE MARÇO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… No dia 6 de Março destacamos a trágica morte do padre José Machado, natural do Casteleiro, em 1997.

O padre José Maria Machado faleceu há 18 anos num acidente de viação

O padre José Maria Machado faleceu há 18 anos num acidente de viação

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de São Olegário.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Morte do padre José Maria Machado
Há 18 anos faleceu num brutal acidente de viação o padre José Maria Machado, natural do Casteleiro e pároco das Quintas de S. Bartolomeu e do Baraçal.
Começou por ser coadjutor da freguesia de São Vicente, na Guarda, passando depois a pároco da Lageosa da Raia, no concelho do Sabugal. Fixou-se porém como pároco das Quintas de S. Bartolomeu e do Baraçal, que pastoreou durante 38 anos.
Licenciado em Filologia Romântica na Universidade de Lisboa, foi ainda professor do ensino secundário, no Sabugal e na Guarda, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal e presidente do Sporting Clube do Sabugal.
Foi presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária do Sabugal e depois presidente do Conselho Directivo.
Marcou gerações sucessivas de estudantes sabugalenses.
Faleceu em 6 de Março de 1997 num acidente de viação no cruzamento do Teixoso, na Covilhã.

 

Efemérides - Foi notícia no Capeia - Capeia Arraiana

>> 6 DE MARÇO

>> 2007
Coimbra recebe congresso sobre Miguel Torga. «A minha verdadeira imagem está nos livros que escrevi» é o pensamento que serve de inspiração ao II Congresso Internacional sobre Miguel Torga em Maio na cidade dos estudantes.
Notícia. Aqui.

>> 2008
Registo da propriedade de veículos na Internet. «Automóvel online» é um projecto do programa Simplex 2007 e do Plano Tecnológico e permite a solicitação e obtenção de registos relativos a veículos automóveis através da Internet.
Notícia. Aqui.

>> 2009
Capeia Arraiana nos Açores. É um título, algo, estranho, mas é de propósito, para nos chamar a atenção. Onde é que já se viu, Açorianos a pegar ao Forcão? Com todo o respeito que nos merecem, nada temos contra os Açorianos ou outros.
Opinião de Esteves Carreirinha. Aqui.

>> 2010
Paga o justo pelo pecador. O governo acaba de publicar o diploma regulamentar sobre as taxas a aplicar nas áreas protegidas (Aps). Depois de uma anterior tentativa frustrada para taxar a quase totalidade das actividades desenvolvidas nas Aps e da contestação generalizada dos afectados, o ICNB veio de novo à carga: suspensa durante três meses, a portaria volta agora com algumas alterações. Tal como na famigerada lei dos poços, o Ministério do Ambiente, mais uma vez, dera marcha-atrás, mas desta vez para avançar de novo, três meses depois. A pressa em ir ao bolso dos contribuintes nem sempre dá bons resultados!
Opinião de António Cabanas. Aqui.

>> 2011
II Capítulo da Confraria do Bucho Raiano (1). O II Capítulo da Confraria do Bucho Raiano repartiu-se entre o Sabugal e o Soito no sábado, 5 de Março de 2011.
Reportagem da LocalVisãoTv da Guarda. Aqui.

>> 2012
Resistência. Levou-me a escrever este artigo, uma reportagem feita no restaurante Zé Nabeiro do Soito, em que se falou na «sopa de cornos», também o último convívio do Bucho Raiano no Casteleiro, e um panfleto que tenho aqui à minha frente, que tem por título «Sabugal à Mesa».
Opinião de António Emídio. Aqui.

>> 2013
As novas formas da Imprensa regional. Apesar da evolução tecnológica dos meios de comunicação os jornais e livros continuam a existir e ser produzidos também em papel. A leitura de informação a partir de um portal ainda não consegue transmitir ao leitor todas as sensações que um jornal ou livro em papel transmitem (cheiro, textura, peso). Por isso coexistem os diferentes suportes de informação, sendo alguns deles utilizados para divulgar os restantes.
Opinião de José Fernandes. Aqui.

>> 2014
Memórias sobre o Concelho do Sabugal (46). Santo Estêvão. O livro «Terras de Riba-Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal», escrito há mais de um século por Joaquim Manuel Correia, é a grande monografia do concelho.
Memórias. Aqui.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>> 1871 – Nascimento, em Seia, de Afonso Costa, político e jurista, dirigiu o Partido Republicano Democrático e foi ministro da Justiça e das Finanças e primeiro-ministro – presidente do ministério. Destacou-se na luta pela separação do Estado e da Igreja (faleceu em Paris, em 11 de Maio de 1937).

>> 1927 – Primeira edição do jornal «Amigo da Verdade».

>> 1996 – O castelo e as ruínas da igreja românica de Vilar Maior foram oficialmente declarados monumentos de interesse público.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>> 1474 – Assinatura do Tratado de Toledo, pelo qual Portugal reconhece aos reis de Espanha a posse das Canárias.

>> 1608 – Nascimento de António Vieira, padre jesuíta, professor de Retórica e de Humanidades, crítico da sociedade e da escravatura, defensor dos cristãos-novos, autor da «Apologia das Coisas Profetizadas».

>> 1715 – É assinado o Tratado de Utreque, acordo de paz entre D. João V e Filipe V de Espanha. Portugal recebe a Colónia do Sacramento, actual Uruguai.

>> 1881 – É inaugurado em Aveiro o Teatro Aveirense, pela companhia do Teatro D. Maria, de Lisboa, com a peça «A Estrangeira».

>> 1959 – Desaba uma parte da muralha fernandina no Porto, causando oito mortos, sete feridos e muitos desalojados.

>> 1969 – Morte do presidente da Câmara Municipal do Porto, Nuno Pinheiro Torres, vítima de um acidente de automóvel.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>> 1475 – Nascimento do pintor e escultor italiano Miguel Ângelo.

Capela Sistina -Miguel Angelo - Capeia Arraiana

Capela Sistina -Miguel Angelo

>> 1869 – A Grécia abandona a Ilha de Creta, perante o ultimato turco.

>> 1897 – Creta proclama a união com a Grécia.

>> 1943 – Em plena II Guerra Mundial, o general norte-americano Dwight Eisenhower é nomeado Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Norte de África.

>> 1952 – Isabel II de Inglaterra sobe ao trono.

:: ::
>> Dia 65 de 2015. Faltam 300 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

One Response to Efemérides 2015 – 6 de Março

  1. António Emídio diz:

    Fiquei deveras emocionado quando vi a fotografia do Padre Machado, foi o melhor professor que tive, o professor com quem mais aprendi, e aprendi isto : há três educações, a dos pais, a dos professores e a do mundo, esta última é a que quase toda a gente segue, mas é a mais destrutiva de todas, é uma pura realidade, com o Padre machado aprendi o que é a justiça e a ética, com o mundo aprendi o que de mais baixo tem o Homem.

    António Emídio

Deixar uma resposta