As emoções do ciclismo de estrada voltam em 2015 a Pinhel, numa partida de etapa que marcará o regresso da maior competição velocipédica nacional à «Cidade Falcão» 35 anos depois.
A última vez que a Volta visitou Pinhel aconteceu em 1979, quando triunfou Jacinto Paulinho da equipa Manique/Abitare. Independentemente da vitória, Marco Chagas da formação Lousa/Trinaranjus manteve a liderança ao décimo dia de prova. Na manhã seguinte, a «Cidade Falcão» despedia-se da caravana que rumou à cidade mais alta de Portugal, Guarda.
Agora, 35 anos depois, a Podium, empresa organizadora da Volta e a autarquia de Pinhel anunciam o regresso da competição à cidade localizada entre o Rio Côa e a Ribeira do Massueime.
Paro o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, a presença da prova é importante não só para a cidade, mas para toda a região «Estar presente na Volta é uma excelente forma de dor visibilidade a um território do interior como o nosso: Os pinhelenses odoram o ciclismo e esta é uma oportunidade única de promover a região junto de todo o país que acompanha a Volta», garante o autarca.
Com duas presenças no historial da competição, Pinhel foi local de partidos e chegadas em 1939 e 1979. A estreia aconteceu na 8ª Volta a Portugal em Bicicleta, quando acolheu a etapa iniciada na Guarda. José Albuquerque do Sporting conhecido pelo «Faísca» foi o vencedor desso chegado, mos foi Cabrita Mealha, do Belenenses, quem, no dia seguinte, saiu de amarelo em direcção a Vila Nova de Foz Côa. A última vez que a Volta visitou Pinhel aconteceu em 1979, quando triunfou Jacinto Paulinho.
plb (com Podium)
Leave a Reply