:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 14 DE FEVEREIRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Importa recordar alguns eventos marcantes. Fazemos alusão a efemérides regionais, nacionais e internacionais e destacamos os acontecimentos históricos que merecem uma atenção especial.
>> Dia de São Valentim.
>> Dia de São Cirilo.
>> Dia de São Metódio.
>> Dia dos Namorados.
>> Dia Nacional do Doente Coronário.
>> Lei do Condicionamento Industrial
Há 84 anos foi imposto o condicionamento industrial que determina a necessidade de autorização ministerial para a abertura de novas fábricas e montagem ou substituição de máquinas.
O período compreendido entre 1926 e 1950 caracterizou-se, em termos económicos, pelo acentuar do ruralismo e da procura da auto-suficiência alimentar.
Em 1929 iniciou-se a campanha do trigo que tinha como objectivos alargar as áreas destinadas ao cultivo de cereais, possibilitar o aumento da produção desse cereal e assim contribuir para a auto-suficiência alimentar.
No âmbito da política da auto-suficiência alimentar outras medidas vão sendo aplicadas no sentido de garantir a protecção da produção nacional, como é o caso do reforço da pauta aduaneira para tornar mais difícil o recurso à importação.
Mas a política do proteccionismo de Salazar, que controlava a economia e as finanças, manifestou-se sobretudo através da lei do condicionamento industrial.
Esta lei, publicada em 14 de Fevereiro de 1931, define que compete ao Ministro do Comércio e Comunicações, depois de consultar o Conselho Superior Técnico das Indústrias, autorizar a instalação de novos estabelecimentos industriais e a reabertura no caso de paragens por tempo igual ou superior a dois anos. O mesmo sucede com a montagem ou substituição de tecnologia nas empresas de que resulte aumento de produção e a transferência de licenças de exploração, arrendamento ou alienação de estabelecimentos a estrangeiros ou a empresas estrangeiras.
A lei do Condicionamento Industrial, que serviu para eliminar a concorrência interna das empresas já existentes em cada ramo, contribuiu também para a estagnação tecnológica, para a criação de monopólios e para a fraca qualidade dos bens e serviços comercializados.
>> 14 DE FEVEREIRO
>> 2009
Nasci no toro de uma couve. Por brincadeira costumava-se dizer que eu tinha nascido no toro de uma couve. Sei que assim não foi mas até podia ter sido. Ainda hoje existe a casa onde nasci e é com alguma nostalgia que para ela olho cada vez que por lá passo. Contudo, terão sido muitas as vezes que à sombra de uma couve fui pousado enquanto minha mãe tratava das terras.
Opinião de Kim Tomé (Tutatux). Aqui.
>> 2010
O nome de cada um. As palavras têm, por vezes, um poder que ignoramos. Existem fórmulas, nomes, frases, orações, que citamos e recitamos em ocasiões especiais, sobretudo em cerimónias, laicas ou religiosas.
Opinião de Adérito Tavares. Aqui.
>> 2011
Exposição «Terra de Linces» em Penamacor (1). A Câmara Municipal de Penamacor chamou a si a exposição fotográfica «Terra de Linces», uma organização da Associação Iberlinx (que o município de Penamacor integra), em parceria com a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, Águas do Algarve, Junta de Andalucia, Ayuntamento de Valencia del Mombuey e ICNB.
Notícia. Aqui.
>> 2012
Baile de finalistas no Sabugal. Na verdade a noite de sábado, 18 de Fevereiro, não será igual a mais nenhum do ano. Os finalistas (e as finalistas, especialmente estas) da Secundária do Sabugal vão ser as estrelas do baile mais aguardado por todos os estudantes que chegam ao último ano.
Notícia. Aqui.
>> 2013
Confraria do Bucho Raiano em Fóios. Há cerca de quatro meses o amigo Paulo Leitão Batista contactou-me para me comunicar que, caso a Junta de Freguesia concordasse, gostariam de poder levar a efeito o IV Capítulo e Entronização do bucho raiano, no auditório do Centro Cívico de Foios…
Opinião de José Manuel Campos. Aqui.
>> 2014
Miró, a Dívida e o Arremesso – Parte I. No dia 5 deste mês, o cancelamento da venda em leilão da Christie’s de 85 quadros de Juan Miró, que custaram bem caros ao povo português, foi notícia dos principais jornais de Espanha, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, EUA, Canadá, China e até da Colômbia e da Tailândia.
Opinião de Luís Marques Pereira. Aqui.
>> 1782 – A Coroa portuguesa determina a Reforma das alfândegas.
>> 1821 – Manuel Fernandes Tomás faz o discurso em defesa da Liberdade de Imprensa, nas Cortes Constituintes e Extraordinárias, das quais resultará a Constituição de 1822.
>> 1974 – O pároco da Lixa é julgado e condenado por actividades contra o regime.
>> 1793 – A França anexa Mónaco ao seu território.
>> 1950 – A China e a URSS assinam, em Moscovo, o Tratado de Amizade válido por 30 anos.
>> 1956 – Nikita Khrushchov denuncia, no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o regime de Josef Stalin.
>> 2003 – A ovelha Dolly é sacrificada aos seis anos de vida, por sofrer de uma doença pulmonar degenerativa incurável.
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply