Confraria do Bucho com novos Confrades Honorários

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano realiza no sábado, dia 14 de Fevereiro, o seu VI Capítulo, onde irá homenagear três cidadãos do concelho do Sabugal, que enfrentando as dificuldades sempre aqui habitaram a trabalharam e que merecem o nosso reconhecimento: o empresário José Soares Ricardo, o relojoeiro João Taborda Manata e a confreira Natália Bispo, esta a título póstumo.

O empresário José Soares Ricardo vai ser confrade honorário

O empresário José Soares Ricardo vai ser confrade honorário

Desta feita não iremos homenagear pessoas mediáticas, ou que ocupem altos cargos ou que sejam conhecidas a nível nacional, ainda que a nós estejam ligadas.
José Soares Ricardo é um prestigiado sabugalense, que enquanto empresário e como cidadão lutou por um Sabugal melhor. Aos negócios nas áreas da distribuição de materiais de construção e de bebidas, pelos quais promove o investimento e o emprego, tem juntado um excelente relacionamento social, baseado na amizade, na honestidade e na solidariedade para com os conterrâneos.
João Taborda Manata é um cidadão simples e austero que se tem dedicado às grandes causas da nossa terra. No campo pessoal e profissional, e também na área política enquanto eleito na Assembleia Municipal, tem contribuído para a defesa, a preservação e a divulgação do património, da cultura e da gastronomia do concelho do Sabugal.

João Taborda Manata vai ser confrade honorário

João Taborda Manata vai ser confrade honorário

Natália Bispo, recentemente falecida foi uma incansável divulgadora das nossas terras. Foi fundadora da Confraria, pertencia aos seus corpos sociais e esteve sempre presente nos grandes momentos da agremiação, ajudando e colaborando nas mais diversas acções.

Natália Bispo será confreira honorária a título póstumo

Natália Bispo será confreira honorária a título póstumo

Iremos ainda homenagear a empresa de transportes Viúva Monteiro e Irmão, na pessoa da sua administradora, a arquitecta Ana Luísa Monteiro, tendo em conta o papel que esta empresa tem mantido ao longo de 90 anos na promoção do concelho do Sabugal.

Programa do VI Capítulo da Confraria
A Confraria escolheu para este VI Capítulo o tema «À mesa com el’Rei D. Dinis».
A cerimónia capitular e de entronização de novos confrades terá lugar no Auditório Municipal do Sabugal e sua Excelência o Bucho Raiano, será servido ao almoço no Salão de Festas da Junta de Freguesia do Sabugal e Aldeia de Santo António.
Contaremos com a habitual presença de confreiras e confrades de diversas Confrarias Gastronómicas de Portugal, vindos do Norte e do Sul para visitarem o Sabugal e apreciarem os seus bons sabores.

Os participantes vão concentrar-se às 9 horas na Igreja de S. João para assistirem a uma missa por sufrágio da falecida confreira Natália Bispo, ocasião em que o pároco do Sabugal, padre Manuel Dinis benzerá as insígnias a conferir aos novos confrades.
Seguidamente decorrerá no Auditório Municipal a recepção de boas-vindas com produtos gastronómicos da região raiana.
As cerimónias do VI Capítulo esta marcada para as 11 horas e vai iniciar-se com a exibição dos campeões regionais e nacionais da secção de Judo do Sporting Clube do Sabugal.
A Mesa Capitular será constituída pelo grão-mestre capitular da Confraria do Bucho Raiano, pelo Chanceler (presidente da direcção), pelo Vedor-Mor (presidente do Conselho Fiscal), pelos representantes das confrarias madrinhas (Confraria do Queijo Serra da Estrela e Confraria da Chanfana) e pelo representante da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

A Oração de Sapiência estará a cargo Doutora Maria Máxima Vaz considerada uma das maiores, senão mesmo a maior, especialista na história (e estórias) de El Rei D. Dinis. Faz parte do restrito grupo de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Após o juramento e entronização com imposição das insígnias aos novos confrades a Chancelaria dará conta da homenagem com a atribuição do título de Confrades de Honra às três personalidades sabugalenses acima referidas (uma a título póstumo).
O discurso de encerramento do Capítulo estará a cargo do Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal.

A Confraria reserva para a cerimónia uma surpresa, que esperamos vir a ser do agrado dos presentes.

Após a cerimónia os elementos das confrarias presentes efectuarão um desfile pelas ruas do Sabugal com uma paragem para uma foto de família em direcção ao Salão de Festas da Junta de Freguesia do Sabugal onde será servido o almoço de Bucho Raiano pelo Restaurante Casa da Esquila do Casteleiro acompanhado por vinho oficial da Confraria «doispontocinco» da Adega de Belmonte.

Lista de Confrades de Honra da Confraria do Bucho Raiano:
Manuel Leal Freire (advogado, poeta e escritor da Bismula),
Manuel Rasteiro (ex-presidente da Junta de Freguesia do Sabugal),
António Robalo (presidente da Câmara Municipal do Sabugal),
Manuel Joaquim Rito (empresário do Soito),
Santinho Pacheco (último Governador Civil da Guarda),
Fernando Carvalho Rodrigues (cientista e professor universitário),
Manuel Cipriano Nabais (Juiz Conselheiro, de Quadrazais),
Manuel Gouveia (empresário de Sortelha),
Jorge Barreto Xavier (Secretário de Estado da Cultura),
Artur Pina Monteiro (Chefe de Estado Maior-General das Forças Armadas),
Maria Máxima Vaz (historiadora, da Abitureira),
Adérito Tavares (historiador, de Aldeia do Bispo),
Gabriel Catarino (Juiz Conselheiro, de Pinhel)
Fernando Pinto Monteiro (Juiz Conselheiro e ex Procurador Geral da República, de Porto de Ovelha).
Lista de Diplomas de Honra atribuídos:
Casa do Concelho do Sabugal (pela promoção do bucho em Lisboa),
LocalVisãoTV da Guarda (pela divulgação das terras sabugalenses e da sua gastronomia),
Felismina Rito Alves (pela organização da candidatura do Bucho às «7 Maravilhas da Gastronomia»).
A Chancelaria

3 Responses to Confraria do Bucho com novos Confrades Honorários

  1. João Duarte diz:

    Mas o João Manata irá mesmo usar o traje de confrade? Eheheheheh

  2. Alberto M L Pachê diz:

    Uma palavra de grande apreço à Confraria do Bucho Raiano por homenagear três conceituados cidadãos do concelho do Sabugal,pelo papel que têm desempenhado em prol do desenvolvimento do mesmo.
    A Casa do Concelho do Sabugal tudo fará para continuar a promover o Bucho Raiano na Região da Grande Lisboa e os nossos produtos regionais.

Deixar uma resposta