:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 24 DE JANEIRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Importa recordar alguns eventos marcantes. Fazemos alusão a efemérides regionais, nacionais e internacionais e destacamos os acontecimentos históricos que merecem uma atenção especial.

>> Dia de São Francisco de Sales, advogado dos jornalistas
>> Faleceu Winston Churchill
Há 50 anos morreu em Londres Winston Churchill, estadista e historiador britânico, que ocupou o cargo de primeiro-ministro, tendo-se destacado por dirigir politicamente o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Nasceu em Woodstock, no dia 30 de Novembro de 1874 e morreu em Londres em 24 de Janeiro de 1965.
Frequentou a Academia Militar e foi oficial do exército durante quatro anos, após o que foi correspondente de guerra em Cuba, Índia e África do Sul.
Em 1900 foi eleito deputado pelo Partido Conservador, com o qual entrou em ruptura, tendo em 1906 voltado a ser eleito, agora pelo Partido Liberal.
Em 1906 entrou para o Governo como Sub-Secretário de Estado para as Colónias, passando depois a presidente da Junta de Comércio. Em Outubro de 1911 foi nomeado Primeiro Lorde do Almirantado, uma espécie de ministério da Marinha, situação onde estava quando eclodiu a primeira Guerra Mundial.
O falhanço da expedição naval aos Dardanelos, na Turquia, de que foi fervoroso defensor, levou-o à demissão do Almirantado, alistando-se então no exército, sendo destacado para a frente ocidental como comandante de batalhão.

Regressou ao Parlamento em 1916, e em 1918 voltou a ocupar um lugar no governo como Ministro das Munições.
Em 1924 regressou ao Partido Conservador, sendo nomeado Ministro das Finanças (1924-1929), passando depois a deputado até ao início da II Guerra Mundial.
Em 1939 voltou a ser nomeado Primeiro Lorde do Almirantado, e em 1940 tornou-se Primeiro-Ministro, dirigindo o país durante a guerra.
Em 1945 perdeu as eleições para os trabalhistas, mas regressou ao poder em 1951, sendo novamente Primeiro-Ministro até 1955, ano em que pediu a demissão, devido a problemas de saúde.
Para além da política escreveu inúmeras obras literárias, o que lhe valeu ter sido nomeado Prémio Nobel da Literatura em 1953.
Nos anos seguintes a 1950 Winston Churchill torna-se um apaixonado pela ilha da Madeira, onde ia de férias e se dedicava à pintura. Alojava-se na pitoresca vila de Câmara de Lobos, onde aliás pintou um fabuloso quadro alusivo à baía.
>> 24 DE JANEIRO
>> 2007
Produtos do Sabugal divulgados na Madeira. Uma parceria entre a Associação das Casas do Povo da Madeira e a Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro-Norte, administrada por representantes dos concelhos do Sabugal e da Guarda, permitiu desenvolveu um projecto de divulgação recíproca de produtos regionais, levando ao Machico produtos da Guarda e do Sabugal.
Notícia. Aqui.
>> 2008
Carta aberta ao João Leitão, amigo e homem bom. João… Partiste como viveste, em silêncio, como pedindo desculpa de nos incomodares.
Opinião de Ramiro Matos. Aqui.
>> 2009
Autarcas raianos apoiam acordo luso-espanhol de saúde. O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito, foi um dos autarcas que elogiaram o acordo celebrado entre Portugal e Espanha para facilitar o acesso à saúde por parte das populações raianas.
Opinião de Ramiro Matos. Aqui.
>> 2010
Carolina Beatriz Ângelo – Médica e sufragista. Quando entrei pela primeira vez na Faculdade de Letras de Lisboa, nos anos 60, ia acompanhado de um amigo que frequentava Direito, ali mesmo em frente. Ao ver tantas raparigas, exclamou: «Estou no meu ambiente! Vou mudar de curso.»
Crónica de Adérito Tavares. Aqui.
>> 2011
AECT Duero/Douro – o projecto das cabras. No domingo, dia 30 de Janeiro, às 15:00 horas, realiza-se uma sessão de esclarecimento no Auditório Municipal do Sabugal acerca do chamado Projecto das Cabras – Self-Prevention da Associação transfronteiriça Duero/Douro.
Opinião de José Manuel Campos. Aqui.
>> 2012
Lógica do medo. Quem não tem medo de viver numa sociedade onde ditadores estrangeiros, numa ingerência inqualificável, determinem desde as suas cómodas e bem remuneradas poltronas, que o nosso País ponha acima de tudo e de todos os interesses da Propriedade Capitalista Oligárquica e despreze o Capital Humano? Quem não tem medo de viver num País, como o nosso, onde os seus governantes obedecem cegamente a esses ditadores estrangeiros, estando a contribuir assim para a morte lenta da nossa sociedade? O medo é o chicote dos amos…
Opinião de António Emídio. Aqui.
>> 2013
RaiHotel vai fechar portas no final de Janeiro. O RaiHotel, empreendimento turístico de referência no Sabugal, vai fechar portas no último dia do mês de Janeiro. O empresário Manuel Joaquim Rito ainda tentou encontrar uma solução através da venda ou trespasse mas não apareceram interessados para a unidade hoteleira que deixou de ser economicamente rentável.
Opinião de António Emídio. Aqui.
>> 2014
Odisseia de um povo. Estávamos em plena década de sessenta, exatamente, no ano de 1962. De todo o país a fuga para França era o destino de milhares e milhares de portugueses. A estes heróicos aventureiros nada os assustava e assim se aventuraram, a atravessar esta cortina de opressão, fugindo às escondidas, pela calada da noite, como se o desejar trabalho para angariar pão para os filhos, fosse um crime! Mas era-o, infelizmente.
Crónica de Joaquim Gouveia. Aqui.
>> 1935 – Morte de Jaime Batalha Reis, diplomata e escritor.
>> 1969 – Morte de António Sérgio, pensador e escritor.
>> 41 – O imperador romano Calígula, de 29 anos, excêntrico e cruel, é assassinado por guardas pretorianos, sucedendo-lhe o seu tio Cláudio.
>> 1921 – Em Paris, a Conferência dos Aliados estabelece que a Alemanha deve pagar como indemnização de guerra 226.000 milhões de marcos em 42 anualidades (até 1963).
:: ::
jcl e plb
Leave a Reply