Veja quanta publicidade. Para nada? A televisão do Estado (nossa) estará a ser preparada para vender a preço de saldo, como aconteceu com o BPN? Tudo o indica. Nas manhãs televisivas, a guerra é fatal. Veja adiante. Hoje, lá mais para diante, trago-lhe fado para ouvir deliciadamente…

1 – RTP 2
A nova imagem da RTP 2: «Numa altura em que o canal arranca com uma nova grelha que promete ser de carácter europeu e, com o objetivo de pôr o canal na moda, os dois principais rostos do canal e os responsáveis têm uma ambição forte para uma nova RTP2, que ficou destruída com o tempo». E, em simultâneo, lançam para o éter a nova imagem da RTP2, que está previsto que seja lançada em Março. Para ver essa nova imagem, abra esta ligação… (Aqui.)
2 – RTP1
Sosseguem SIC e TVI: a «RTP vai deixar de competir com os privados», afirma o futuro presidente da empresa. E «com uma visão de programação sem obsessão com audiências», afirmou o mesmo futuro futuro futuro mas que seguramente será o futuro presidente da RTP, Gonçalo Reis.
3 – TVI
«José Alberto Carvalho já não é diretor de informação da TVI. O jornalista assumiu um cargo na administração e a pasta passou para Sérgio Figueiredo».
Gostei daquela frase de José Alberto de Carvalho ao despedir-se do cargo de Director de Informação. Ele disse-o claramente: este é o Jornalismo possível. Tão longe do Jornalismo que acho que é mais jornalismo com j do que com J!! Disse ele na mensagem de despedida que a TVI vai continuar a «fazer o melhor jornalismo possível» (sic, passe a brincadeira coma SIC).
4 – Audiências / SIC
As audiências são mortíferas esta semana: RTP1, 14.7%; RTP2, 1.2%; SIC, 15.9%; TVI, 24.3%; Total CABO, 33.1%. Parece-me que nunca vi a SIC tão em baixo e rendida. E a RTP, idem, idem…
5 – Publicidade
Estão feitas as contas e a Marktest deu conta delas. No ano passado, o pico do número de «spots» publicitários nos vários canais foi em Julho: 71 mil «spots». Em Dezembro: 69 mil: mais 18 mil do que em Janeiro, quando bateram no fundo. Veja… (Aqui.)
6 – Pessoas
1. Tânia Ribas de Oliveira disse que vai ter outro filho em Junho. Parabéns. Isso aconteceu quando se soube que o programa que apresenta bate o recorde das manhãs: Agora Nós arrasa: portanto, duplos parabéns. Pelo contrário, o tão afamado “Queridas Manhãs” caiu para terceiro lugar. Ou seja: «Queridas Manhãs» afunda-se.
2. Herman poderá continuar a ser preguiçoso, «baldas» na direcção do programa e até desleixado (real ou só aparentemente). Mas por vezes surpreende. É facto que as audiências do Programa («Há Tarde») andam pela hora da morte. Mas um dia destes surpreendeu, ao dar espaço a esta fadista dos quatro costados que veio de Barcelos e está a conquistar o País: Gisela João. Ela cantou à capela, levemente acompanhado ao piano por Jorge Palma, ela cantou com todas as sonoridades, ela mostrou uma voz forte e descontraída. Oiça-a e diga se não tenho razão. Obrigado, Herman José… (Aqui.)
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
Nota posterior
Já depois de enviado este Postal, soube-se (ontem de tarde) que está marcada a saída do Conselho de Administração da RTP: sai no final deste mês. Campo livre portanto para a nova chancela, bem marcada.