Beiras e Serra da Estrela 2020 (2)

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Após um interregno de duas semanas retomo hoje a apresentação dos projetos-âncora que constam do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, abordando-os, sobretudo, na óptica da sua importância para o desenvolvimento do nosso Concelho.

Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda (PLIE)

Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda (PLIE)

4- Associação entre marcas-chapéu, produtos do território e destinos turísticos
Este é que muito diz ao Concelho, nomeadamente quando se propõe a Valorização e capacitação dos Consórcios numa lógica de promoção conjunta e de associação entre Produtos do território, Marcas e Destinos Turísticos com destaque para os Consórcios das Aldeias Históricas; das Áreas Protegidas, do Património Judaico e do Vale do Côa.
Propõe-se ainda promover a capacitação do centro de excelência regional INOVCLUSTER, centro este a que, infelizmente o Município do Sabugal nunca aderiu, não se encontrando entre os seus associados nenhuma empresa ou Associação do Concelho.
Por último aposta-se na ampliação do regadio na Região das Beiras e da Serra da Estrela, nomeadamente na Cova da Beira, no âmbito da qual se deveria exigir a integração dos solos concelhios ao longo do traçado do adutor que transporta a água da barragem do Sabugal até à Cova da Beira.

5- Infraestruturas de transportes
Eis um projeto fundamental para o Concelho, mas em relação ao qual ficamos completamente de fora, pois os projetos que se propõem são: Aeroporto regional da Covilhã; Túneis da Serra da Estrela; Construção dos Itinerários Complementares n.º 6 e 7 para a ligação to território da CIM a outros territórios da Região Centro (Covilhã-Coimbra e Oliveira do Hospital-Fornos de Algodres); Reativação da via-férrea para o transporte de passageiros e de mercadorias entre a Covilhã e a Guarda, permitindo a ligação à linha do Norte através da linha da Beira Alta; Construção de terminais ferroviários de suporte aos parques empresariais existentes (ex. Fundão); Consolidação da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda (PLIE), como “porto seco” da Beira Interior, mas parecendo não considerar necessário a sua ligação à linha férrea;
Por último (e não posso deixar de me pasmar), propõe-se a beneficiação de estradas municipais, na sequência do aumento significativo recente do trânsito de veículos pesados de mercadorias desviados da A25 e da A23, na sequência da introdução de portagens nessas vias!
Portanto ao Concelho do Sabugal basta-lhe a beneficiação das estradas municipais (e as nacionais?) por causa dos camiões!…

6- Parque de Máquinas e de Recursos Intermunicipal
Não vejo grande interesse para o Concelho do Sabugal quanto a este projeto, e veremos se algum dia o mesmo será concretizado e, a ser, onde ficará situado o tal parque…

7- Promoção da Mobilidade Sustentável em baixa densidade, projeto que, para o Sabugal poderá vir a ter algum interesse, sobretudo no que diz respeito a investimentos nas tecnologias de informação e comunicação.

8- Promoção da mobilidade suave, associada a investimentos relacionados com a fileira de mobilidade elétrica de duas rodas, não se percebendo bem qual a importância deste projeto…
Na próxima crónica continuarei a apresentação dos restantes projetos-âncora.

Ps. Escrevo esta crónica ouvindo «Resistir é Vencer» daquele que é, quanto a mim, um grandes da música portuguesa, José Mário Branco.
Tinha comprado em Outubro o livro «A confiança no mundo – Sobre a tortura em democracia» de José Sócrates. Ainda não o tinha lido, mas os acontecimentos recentes levaram-me à sua leitura, e não tenho dúvidas em aconselhar todos os democratas a ler este livro.
Mão amiga levou-me a comer ao Clube Naval Praia da Assenta, num local espantoso junto ao Porto dos Barcos na Assenta, ali entre a Ericeira e a Praia de Sta. Cruz. Para quem gosta de peixe e estiver para aqueles lados, não deixem de ir.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Deixar uma resposta