• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Câmara Municipal Sabugal • Nós… Capeia Arraiana • Política • Sabugal  /  Acontecimento do Ano – Fecho do Tribunal do Sabugal
Acontecimento do Ano - 2014 - Capeia Arraiana
31 Dezembro 2014

Acontecimento do Ano – Fecho do Tribunal do Sabugal

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Câmara Municipal Sabugal, Nós… Capeia Arraiana, Política, Sabugal acontecimento ano 2014, citius, tribunal sabugal Deixar Comentário

O ano de 2014 foi pródigo em novidades judiciais. No dia 1 de Setembro, prazo legalmente fixado, para o arranque da organização do sistema judiciário o Citius, portal da Justiça, «craschou». Recuperar os dados «escondidos» de 3,5 milhões de processos judiciais e ajustar o Citius à dinâmica de cada comarca demorou muitas semanas provocando constrangimentos e reclamações de advogados, funcionários e magistrados. Para trás ficaram 20 Tribunais encerrados e 27 transformados em Secções de Proximidade. O Tribunal do Sabugal passou a ter competências de Secção de Proximidade com Regime Especial.

Tribunal do Sabugal - Capeia Arraiana
Edifício do Tribunal do Sabugal

A Reforma do Mapa Judicial definida na Lei n.º 62/2013, de 26 de Agosto, conhecida como Lei da Organização do Sistema Judiciário (LOSJ) estabelece a organização e funcionamento dos tribunais judiciais e assenta, segundo o Governo, em três pilares fundamentais: alargamento da base territorial das circunscrições judiciais (idênticas aos distritos administrativos), a instalação de jurisdições especializadas a nível nacional e um novo modelo de gestão de comarcas.
A entrada em funcionamento do novo Mapa Judicial estava marcado para o dia 1 de Setembro mas o portal informático Citius «não colaborou nem prestou declarações». Falhou a migração de 3,5 milhões de processos para as novas comarcas impedindo durante muitas semanas a sua tramitação a advogados, funcionários e magistrados. Para complicar ainda mais os processos continuavam encaixotados, as instalações foram ampliadas com contentores provisórios e a mobilidade de funcionários não estava a correr bem. A Ordem dos Advogados (OA) apresentou na Procuradoria-Geral da República uma queixa-crime «por atentado ao Estado de Direito» contra os membros do Governo que estiveram nas reuniões do Conselho de Ministros que aprovaram a reforma que extinguiu 20 tribunais, despromoveu 27 outros e criou 23 grandes comarcas afectando quatro dezenas de concelhos. «Legislando como legislaram impedindo, restringindo ou dificultando gravemente o acesso ao Direito e aos tribunais a milhares de cidadãos todos os denunciados agiram em flagrante desvio das respectivas funções governativas», acusou em comunicado, Elina Fraga, bastonária da OA.
O Conselho Directivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça declarou, «nos termos e efeitos previstos no n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 150/2014, de 13 de Outubro, que a partir das zero horas do dia 31 de Dezembro de 2014 (hoje) o sistema informático de suporte à actividade dos Tribunais (Citius) está completamente operacional. Considera-se, assim, que cessam os constrangimentos e o impedimento à prática de actos processuais por via electrónica a magistrados, secretarias judiciais ou Ministério Público».

Reforma do Mapa Judiciário
Portugal ficou dividido em 23 Comarcas com 23 Grandes Tribunais Judiciais com sede em cada uma das capitais de distrito adminstrativo.
As 218 Secções de Instância Central vão julgar os processos mais complexos e graves com crimes de penas superiores a cinco anos no Criminal e mais de 50 mil euros no Cível.
As 290 Secções de Instância Local têm competências genéricas para crimes inferiores às citadas anteriormente no Criminal e no Cível.
Encerraram 20 Tribunais com um volume processual inferior a 250 processos por ano: Sever do Vouga, Penela, Portel, Monchique, Fornos de Algodres, Mêda, Bombarral, Cadaval, Castelo de Vide, Ferreira do Zêzere, Mação, Sines, Paredes de Coura, Boticas, Murça, Sabrosa, Mesão Frio, Armamar, Resende e Tabuaço.
Foram convertidos 27 Tribunais em Secções de Proximidade com limitação geográfica ao respectivo município: Sabugal, Nordeste, Povoação, Mértola, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Vimioso, Vinhais, Penamacor, Mira, Pampilhosa da Serra, Soure, Arraiolos, Alvaiázere, Ansião, São Vicente, Avis, Nisa, Alcanena, Golegã, Alcácer do Sal, Mondim de Basto, Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e São João da Pesqueira.

Reforma Mapa Judiciário - Grafismo Semanário Sol - Capeia Arraiana
Reforma do Mapa Judiciário – Grafismo Semanário Sol

E no Sabugal? Como foi e como vai ser?
O pior cenário concretizou-se. O Tribunal do Sabugal foi «convertido» em Secção de Proximidade com Regime Especial. Assim, além dos serviços judiciais como entrega de requerimentos e consulta do estado do processo, ou actos judiciais como inquirição de testemunhas por videoconferência poderá realizar, por decisão do juiz, julgamentos preferencialmente por questões de distância em tempo e quilómetros.

A 3 de Abril de 2007 (era primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa) dávamos, aqui no «Capeia», a primeira notícia sobre o «futuro» da «Casa da Justiça» com um título animador: «Tribunal do Sabugal safa-se no julgamento». Fazíamos referência a um estudo elaborado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra que «propunha o encerramento de 28 tribunais situados sobretudo no Interior onde indicava as comarcas de Almeida, Mêda e Penamacor».

A 7 de Outubro do mesmo ano o «Capeia» informava que no projecto de mapa judicial publicado pela Direcção-Geral da Administração da Justiça o Tribunal do Sabugal ficará integrado no Tribunal de Circunscrição Beira Interior Norte, com sede na Guarda, que receberá ainda os processos das comarcas de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. O projecto resultava da assinatura entre o PS e o PSD do acordo político-parlamentar para a reforma da Justiça.

A 29 de Janeiro de 2012 (com a ministra Paula Teixeira da Cruz) o «Capeia» avança com a informação da agência Lusa em que o Tribunal do Sabugal aparece na «lista de encerramento» do Ministério da Justiça. O modelo de organização judiciária entregue à Troika defende a redução de 231 para 20 comarcas e o encerramento de 47 tribunais com menos de 250 processos anuais. No distrito da Guarda foram «sinalizados» o Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres e Mêda. A proposta avalia a distância (a percorrer em menos de uma hora) entre o Tribunal a encerrar e o que vai receber o processo, a qualidade das instalações e a circunstância de serem propriedade do Estado ou arrendadas.

Na reunião do dia 1 de Fevereiro de 2012 os quatro eleitos pelo PSD e os três do PS do executivo da Câmara Municipal do Sabugal aprovaram por unanimidade uma proposta manifestando total desacordo com o encerramento do Tribunal. Rezava assim: «A lógica economicista dos detentores do poder político central conduziram a mais uma proposta que, podendo diminuir a curto prazo a despesa pública, tem como consequência um maior afastamento dos serviços públicos ao cidadão comum, aumentando as situações de desigualdade entre aqueles que possuem condições sociais e económicas que lhe permitem aceder a organismos públicos distantes do local onde vivem ou trabalham, e os que pela idade ou pela insuficiência de meios, vêem o seu direito de cidadania diminuído.
O encerramento de serviços de justiça no interior do País e, em particular, no Concelho do Sabugal é mais uma achega para o isolamento e a desertificação de parte significativa de Portugal, não podendo deixar de manifestar o nosso total desacordo.
A situação é ainda mais grave quando se vê encerrar o tribunal do quarto Concelho mais populoso do Distrito, obrigando os sabugalenses a deslocar-se mais de 30 km até à cidade da Guarda.
Assim, e acreditando que não é com encerramento de serviços públicos de proximidade que se defendem os interesses dos portugueses em geral e dos sabugalenses em particular,
O Executivo Municipal reunido em 1 de Fevereiro de 2012 manifesta o seu total desacordo quanto ao encerramento do Tribunal do Sabugal, solidarizando-se com o colectivo sabugalense e colocando-se desde já ao seu lado na luta que todos terão que encetar para que tal encerramento não se verifique.»

A 29 de Maio de 2012 o «Capeia» noticiava que «a nova versão do Quadro de Referência para a Reforma da Organização Judiciária aponta para o fecho de mais 10 tribunais do que os previstos em Janeiro mantendo-se o do Sabugal entre os que encerrarão as portas».

Dois dias depois, a 31 de Maio, o cronista do «Capeia», Ramiro Matos, lembrava que a Assembleia Municipal do Sabugal tinha aprovado em Fevereiro desse mesmo ano sem qualquer voto contra e com oito abstenções uma moção «manifestando o seu total desacordo quanto ao encerramento do Tribunal e solidarizando-se com o colectivo sabugalense e colocando-se desde logo ao seu lado na luta que todos teremos que encetar para que tal encerramento não se verifique» integrando todas as acções que visem lutar contra a extinção do Tribunal. O presidente da AM em funções deixava um repto aos eleitos autárquicos para que «soubessem honrar o voto e a confiança que os sabugalenses lhe deram e aos partidos políticos para que iniciem um processo de mobilização popular contra mais esta medida de asfixia do Interior de Portugal» e por último «um repto aos advogados e juristas sabugalenses para que encetassem desde logo um processo de impugnação da decisão através de acção popular ou providência cautelar».



Em Agosto de 2013 a CDU aproveitou a entrega das listas concorrentes às eleições autárquicas para um acto simbólico de protesto contra o encerramento da comarca do Sabugal.

Foi em vão que Honório Santos, João Manata e João Duarte denunciaram a intenção do governo
Foi em vão que Honório Santos, João Manata e João Duarte denunciaram a intenção do governo


A 6 de Fevereiro de 2014 a Concelhia do Partido Socialista do Sabugal emitia um comunicado onde manifestava total desacordo e repúdio com a decisão do Conselho de Ministros de aprovação do novo Mapa Judiciário que «concretiza a decisão de extinguir a Comarca do Sabugal transformando-a numa Secção de Proximidade».

A 24 de Março o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça celebra um contrato de adjudicação de empreitada de pequenas obras de instalação no Palácio de Justiça do Sabugal no valor de 32.558,03 euros (mais IVA). Obras num edifício que vai fechar o seu Tribunal.

27 de Março de 2014 – A Reforma do Mapa Judiciário consumou-se com a publicação do Decreto-Lei n.º 49/2014 que regulamenta a Lei da Organização do Sistema Judiciário e confirma a transformação do Tribunal do Sabugal numa Secretaria Judicial designada por Secção de Proximidade.



A 22 de Agosto o vereador Pedro Antunes (PS) questiona, em reunião de executivo camarário, «no que diz respeito ao processo de encerramento ou mudança de designação do Tribunal se a Câmara Municipal do Sabugal tinha participado nas mudanças do Tribunal e no transporte dos mesmos». O vereador Vítor Proença (PSD) informou que «o Tribunal da Guarda tinha solicitado à Câmara Municipal do Sabugal transporte para a mudança dos processos do Sabugal para a Guarda tendo a Câmara disponibilizado duas viaturas que foram escoltadas pela Brigada de Trânsito».

Escola da GNR (imagem meramente ilustrativa) - Capeia Arraiana
Escolta da GNR (imagem meramente ilustrativa)


Ainda por decidir estão os dois imóveis junto ao Tribunal que, em teoria, são alojamento para juízes e que estão há décadas abandonados e em processo de deterioração.

No campo político o Governo de Portugal é uma coligação liderada pelo PSD-Partido Social Democrata e a Câmara Municipal do Sabugal tem uma presidência e uma maioria de vereadores sociais-democratas no executivo. Não foi suficiente para inverter o entendimento do poder central sobre o fecho do Tribunal do Sabugal. Mesmo que o Presidente da autarquia raiana tenho tido influências suficientes para integrar a lista de candidatos ao Parlamento Europeu. Mesmo que tenha sido colocado na inelegível 17.ª posição. Mesmo que a coligação PSD-CDS apenas tenha eleito sete deputados para Estrasburgo.

Assim sendo, o Capeia Arraiana decidiu escolher para Acontecimento do Ano 2014 o Encerramento do Tribunal do Sabugal.
jcl e plb

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior A lua e as crendices
Artigo Seguinte   Penamacor recorre a saneamento financeiro

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5159 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • A Mimosa
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • O Renascimento
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • D. Dinis - Medidas de fomento
  • O assalto ao Capitólio
  • Histórias da memória raiana (6)

Comentários recentes

  • José Carlos Mendes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Mário Antunes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio
  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • Ventura Reis
    O necessário controlo dos bens alimentícios Ventura Reis Domingo, 10 Julho, 2011
  • leitaobatista
    Judocas realizam exames de gradução leitaobatista Quarta-feira, 4 Julho, 2012
  • António Gonçalves
    Pagar o vinho António Gonçalves Sábado, 30 Maio, 2020
  • José Manuel Monteiro
    Tempo de planear e tempo de exigir mudança (1) José Manuel Monteiro Sexta-feira, 6 Novembro, 2009
  • Capeia Arraiana
    Caminhada e passeio equestre em Aldeia Velha Capeia Arraiana Terça-feira, 27 Setembro, 2016

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Dezembro 2014
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« Nov   Jan »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.003.300 hits

Blog Stats

  • 3.003.300 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.