Personalidade do ano 2014 – Emanuel Martins

Personalidade do Ano - 2014 - Capeia Arraiana

Elegemos o jovem Emanuel Martins como a personalidade do ano 2014, atendendo ao excelente trabalho realizado enquanto atleta de judo do Sporting Clube do Sabugal (SCS). Logo do início do ano foi chamado à selecção nacional de Judo na sua categoria, em resultado das meritórias prestações nos torneios em que participou, e no resto do ano manteve a qualidade do trabalho que vinha realizando, subindo ao pódio das competições em que se envolveu. Este reconhecimento é extensivo ao treinador David Carreira, que tudo tem feito pelos seus atletas e pelo prestígio do Sabugal. Também não esquecemos o papel de Carlos Janela, presidente do SCS, que contra ventos e marés tem mantido a Secção de Judo, ciente de que a promoção do desporto no Interior não se pode cingir ao futebol.

Emanuel Martins prepara-se para 2015

Emanuel Martins prepara-se para 2015

Emanuel Martins é um jovem de 16 anos (nasceu em 22 de Março de 1998), é filho de Ilídio Martins, empreiteiro e proprietário da empresa Construções Ilídio, e de Elisabete Martins, funcionária dos CTT. Ambos os pais são de Badamalos, mas há muito que estão radicados no Sabugal, O Emanuel frequenta o 11º ano, mas tem no judo a grande paixão.
Desde muito novo que integrou o judo do SCS, onde desde logo se evidenciou, ao lado de outros atletas de primeira água como Mariana Vaz e Emanuel Brito, que sendo mais velhos o ajudaram a cresceu na modalidade.
Este ano de 2014 foi para o Emanuel o ano do seu apogeu, com a chamada à selecção nacional, mas o seu sucesso já vinha de trás e foi de resto ele que justificou a sua escolha pelo seleccionador.
Desde muito novo se habituou a pisar o pódio. Aos 10 anos foi o primeiro no seu escalão no torneiro de judo Cidade do Sabugal. Aos 11 anos conseguiu um brilhante primeiro lugar num torneio disputado em Castelo Branco e o segundo lugar Beja e no Porto, competições em que enfrentou atletas de todo o país.
Nos anos seguintes continuou a obter várias marcas, entre as quais um segundo lugar num torneio em Aveiro, e conseguiu a medalha der bronze num torneio realizado em Salamanca, onde participaram imensos judocas ibéricos.
Em 2011 participaria com sucesso no Open de Lisboa em judo, arrebatando a medalha de bronze, numa disputa em que enfrentou os melhores atletas nacionais da sua categoria, num feito heróico ainda mais evidente por ter lutado com uma lesão que o limitou bastante.

Carla Vaz, Mariana Vaz, Emanuel Martins e David Carreira em Torres Novas

Carla Vaz, Mariana Vaz, Emanuel Martins e David Carreira em Torres Novas

Em 2012 Emanuel Martins continuou a exibir o seu excelente Judo, disputando finais e obtendo lugares de pódio, o que levou o seu treinados, David Carreira a afirmar «está em construção a formação de um verdadeiro campeão».
Em Março desse mesmo ano conquistou o título regional de judo, num torneio em que, por falta de atletas na sua categoria de peso, a mais leve do escalão, teve de disputar a prova competindo na categoria superior.
Ainda em 2013 merece destaque a disputa e conquista, em Coimbra, do prestigiado troféu Taça António Lopes Aleixo.
Mas seria neste ano de 2014 que Emanuel mostraria a sua grande valia como atleta de judo, ganhando logo em Janeiro numa prova realizada em Valença. A vitória do Jovem raiano foi incontestável, merecendo o aplauso e rasgados elogios por parte de muitos treinadores.
Essas manifestações de apreço pelo trabalho do atleta sabugalense levariam à sua convocação, em Fevereiro, para treinar na selecção nacional de judo do respectivo escalão etário, facto que lhe poderia abrir as portas para mais altos voos na modalidade.
David Carreira, o treinador que deu a boa nova ao atleta, estava também de parabéns, estava a formar um verdadeiro campeão, sendo a segunda vez que a Secção de judo do SCS colocava um atleta na selecção nacional, único clube a consegui-lo no distrito da Guarda.
Ainda em Fevereiro o seleccionador nacional de judo, no escalão de cadetes, Pascal Locarini, veio ao Sabugal para visitar o Sporting Clube do Sabugal e orientar um treino com os atletas, facto que não foi alheio à convocatória do Emanuel para a selecção.

Ouro para o Judoca Sabugalense Emanuel Martins - Capeia Arraiana

Ouro para o judoca sabugalense Emanuel Martins

Em 29 de Março Emanuel Martins esteve presente no Open de Cadetes, realizado em Lisboa, onde alcançou um honroso quinto lugar, numa disputa em que enfrentou os melhores da sua categoria. Disputou acerrimamente o acesso á medalha de bronze, que porém deixaria escapar para o rival. Essa prestação positiva, manteve-o no top nacional do escalão na categoria de -50kg.
Em Junho o Emanuel treinou em Viseu para o Campeonato Nacional de juvenis, onde ele seria o único atleta a representar o distrito da Guarda.
Em 29 de Junho o judoca do Sporting Clube do Sabugal venceu o Torneio Internacional de Torres Novas, perdendo apenas um combate na fase de grupos. Para chegar ao ouro bateu um um atleta francês que apresentou no torneio um excelente judo.
Em Outubro Emanuel Martins foi ao torneio Super Copa de Espanha para cadetes, onde se estreou na categoria de -55kg. Tratou-se de entrara numa nova e difícil fase da sua vida de atleta, como nos diz o treinador David Carreira: «A adaptação às novas categorias de peso por parte dos atletas não é fácil e o bom nível com que o jovem raiano Emanuel Martins esteve nesta competição permite antever uma boa progressão.»
Continuando a actuar no país vizinho, o judoca conquistou o terceiro lugar na Copa de Espanha Juniores de judo, na categoria de -55 kg, numa competição muito dura em que defrontou atletas de maior porte e graduação.
Já em Dezembro, da derradeira prova realizada este ano, o atleta do Sporting Clube do Sabugal, alcançou a medalha de prata no Open de Judo da Associação de Coimbra, entrando assim para o ranking nacional de juniores, situação que lhe garante boas expectativas na modalidade.
Emanuel Martins chegou ao final de 2014 obtendo um feito assinalável: é actualmente o judoca com mais presenças em provas internacionais do distrito da Guarda.
O Emanuel frequenta o 11.º ano de escolaridade no Sabugal e em breve, perante a necessidade de continuar os estudos, terá de sair do concelho. Esperemos que as instituições concelhias o saibam apoiar para que, levando o rumo que levar, continue a lutar no desporto e na vida com o mesmo empenho e a mesma ambição.
Deixamos votos de muitos sucessos para o campeão sabugalense, que poderá continuar a levar longe o nome da sua terra.
plb e jcl

One Response to Personalidade do ano 2014 – Emanuel Martins

  1. djmc diz:

    Deixo aqui os meus sentimentos a toda a família da “Tálinha” pois ela era uma das pessoas que sempre soube conhecer o trabalho em prol do Sabugal e certamente teríamos
    aqui um comentário dela. até sempre…

Deixar uma resposta