A Feira Transfronteiriça Eco-Raia, promovida pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e pela Diputácion de Salamanca (Espanha), vai passar a ser realizada sempre naquela cidade espanhola. O anúncio foi feito por José Manuel Biscaia, presidente da AMCB em conferência de Imprensa na Câmara Municipal da Guarda. A V edição decorreu nos dias 13 e 14 de Dezembro no recinto de feiras de Salamanca
A Feira Transfronteiriça Eco-raia, promovida pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e pela Diputácion de Salamanca (Espanha), vai passar a ser realizada sempre naquela cidade espanhola.
O certame, que vai na quinta edição, tem sido realizado, de forma alternada, em Salamanca e em cidades da Beira Interior Norte, mas a organização anunciou hoje que a alternância vai acabar, passando a realizar-se anualmente naquela cidade espanhola.
«Este evento passará sempre a realizar-se em Salamanca, para que tenhamos capacidade de mostrar e de vender», justificou José Manuel Biscaia, presidente da AMCB e da câmara de Manteigas, na conferência de imprensa de apresentação do certame, realizada no edifício da Câmara Municipal da Guarda. O autarca lembrou que as edições que decorrerem em Trancoso e em Pinhel, no distrito da Guarda, foram visitadas por três a quatro mil pessoas, enquanto as realizadas em Salamanca atraíram «30 a 35 mil visitantes».
A V edição da Feira Transfronteiriça Eco-raia, a realizar nos dias 13 e 14 de dezembro, em Salamanca, no recinto de feiras, reunirá 101 expositores de produtos agroalimentares da zona raiana de Portugal e de Espanha, sendo 59 nacionais e os restantes espanhóis.
Segundo a AMCB, à semelhança das edições anteriores, no certame transfronteiriço serão divulgados e comercializados vinhos, licores, azeites, mel, doçarias, pão, enchidos e frutos secos, entre outros produtos regionais.
O representante da Diputácion de Salamanca, José Prieto, disse no encontro com os jornalistas que a organização está a «aumentar o nível da feira de uma forma muito importante» e que o certame tem possibilitado aos produtores «contactos com grandes consumidores e com profissionais especializados, com cadeias alimentares e com restaurantes de cadeias hoteleiras».
Ao longo dos dois dias da feira, houve atividades lúdicas e de animação e os visitantes puderam degustar vários produtos típicos da região da Beira Alta e da província espanhola de Salamanca.
A Feira Transfronteiriça Eco-raia foi realizada no âmbito do Projeto VIP BIN SAL II, programa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, financiado pelo POCTEP. As previsões da organização apontam para gastos na ordem dos 140 mil euros com a sua realização, estando assegurada uma comparticipação de 75% por fundos comunitários.
jcl (com agência Lusa)
A realização deste tipo de eventos nas terras da Raia, sejam eles em Espanha ou em Portugal são sempre benéficos para o desenvolvimento regional.
Não podemos cair na tentação bacoca de a todo o custo dever ser seguida a alternância de realização de num pais e noutro.
Mais importante que o local de realização são os resultados.
É preciso é que este tipo de eventos se multipliquem.
É preciso olhar para o lado de lá da raia como se a raia não estivesse lá.
JFernandes