Rendo juntou-se no forno comunitário

Freguesia de Rendo - Sabugal - Capeia Arraiana

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR), realizou mais uma vez o dia «Vamos cozer… Outra vez», pelo qual juntou as pessoas ao redor do forno comunitário.

Pão e bacalhau cozidos no forno

Pão e bacalhau cozidos no forno

Num dia frio de Dezembro, nada como o lume para nos aquecer. Cedo pela manhã o forno comunitário de Rendo foi aquecido para cozer pão e doces, cuja massa era preparada por mãos experientes.
Após algumas fornadas de pão e doces, o forno foi de novo aquecido para preparar um suculento jantar para todos.

O povo juntou-se à volta do forno comunitário

O povo juntou-se à volta do forno comunitário

Ao final da tarde, provou-se o pão cozido à moda antiga, acompanhado de um belo bacalhau e entrecosto assados no forno a lenha.
Para os mais de 30 participantes, foi uma noite de convívio e recordações em torno de um belo petisco, acompanhado de histórias e boas gargalhadas.
Assim se revive a tradição em Rendo, freguesia do concelho do Sabugal.
plb (com ACDR-Rendo)

One Response to Rendo juntou-se no forno comunitário

  1. Isabel Pereirinha Pires diz:

    É muito gratificante saber que os usos e costumes das tradições de Rendo ainda não estão esquecidos. Aliás hoje em dia são valorizados. Pessoalmente prefiro comer pão de centeio em vez do de trigo, quem diria…hemmm. Quando criança, esperava ansiosamente pelo mês de agosto para poder comer o pão de trigo “pão branquinho”.
    Parabéns a esse grupo,povo de Rendo, poucos mas bons, que se juntam à volta da mesa, todos reunidos para conviver e relembrar tradições.
    Força, continuem.

Deixar uma resposta