Uma das grandes apostas que importa fazer é a aproximação dos cidadãos ao seu Município, sendo para isso crucial criar canais de comunicação que respondam às suas necessidades mais imediatas.
Os recursos tecnológicos de hoje devem ser colocados ao serviço das populações, para que interajam com o poder local, colocando-lhe os seus problemas e exigindo a resolução ou o necessário esclarecimento.
Em múltiplas situações, pela urgência requerida numa solicitação ou pelo tipo de informação que se pretende, não se justifica sobrecarregar o cidadão com a deslocação a um balcão de atendimento. A solução pode passar pelo contacto via internet, seja através de e-mail ou por videoconferência (usando um serviço como o Skype), ou via telefone.
Ora uma solução prática pode passar por disponibilizar uma linha telefónica directa, a funcionar durante um período alargado de tempo, para atendimento de quem precisa de resolver problemas emergentes ou pedir informações pertinentes.
Uma das vantagens deste tipo de linhas de emergência é a possibilidade que os cidadãos têm de comunicar aos serviços da autarquia todo o tipo de ocorrências que tenham lugar nas suas freguesias, sem necessidade de contactar cada serviço ou cada departamento camarário, conforme a matéria em questão. Assim, em caso de ruptura na canalização, de um sinal de trânsito caído na via pública, de uma árvore que impede a circulação automóvel, de situações de abandono de animais, entre outras, pode ser estabelecido um contacto para dar o alerta.
Esta forma de aproximar os serviços aos munícipes é especialmente importante em aldeias como as que constituem o concelho do Sabugal, onde a população é maioritariamente idosa, estando portanto sujeita a perigos e dificuldades que requerem um apoio célere.
Este serviço pode ser ainda especialmente útil para quem está longe do concelho, mormente os emigrantes, quando querem simples esclarecimentos ou pequenas ajudas para resolverem os seus problemas.
E não se pense que isto é uma ideia original, tirada de uma qualquer cartola. O Município de Loulé fez recentemente essa aposta, através da criação da linha telefónica «Loulé 24 horas», disponível a qualquer hora do dia. É uma linha de custo partilhado (0,07 cêntimos+IVA no primeiro minuto e de custo inferior nos restantes, de qualquer rede fixa ou móvel) que será mais um benefício para os cidadãos, tornando mais célere a acção da Câmara Municipal na resolução dos seus problemas.
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«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista
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