Confraria do Bucho Raiano foi a Odivelas

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano, representou o Sabugal e a sua gastronomia no IV Capitulo da Confraria da Marmelada de Odivelas, que se realizou ontem, dia 22 de Novembro, tendo como palco a Escola Profissional e Agrícola de D. Dinis, na Paiã – Pontinha.

Confrades do Bucho e da Marmelada na Escola Agrícola da Paiã

Confrades do Bucho e da Marmelada na Escola Agrícola da Paiã

Logo pela manhã os convidados foram brindados com uma visita guiada à Escola Agrícola da Paiã, onde a acção pedagógica é complementada com actividades agro-pecuárias diversas, incluindo uma ampla produção de marmelos a partir dos quais se faz boa parte da marmelada branca de Odivelas. Os visitantes puderam observar as três oficinas tecnológicas que existem na Escola: dos derivados do leite, dos vinhos e da doçaria tradicional. O passeio terminou com a visita ao Museu, instalado na zona da antiga vacaria.
A cerimónia de entronização de novos confrades realizou-se no auditório da Escola, onde se incluiu uma prelecção pela produtora de marmelada Maria Isabel Neves, proprietária da Pastelaria Sala de Chá «Quebra Nozes» em Odivelas. Seguiu-se a exibição de um pequeno filme sobre a marmelada conventual que dá o nome à confraria anfitriã.
A cerimónia capitular terminou com um belo momento musical, proporcionado por um grupo etnográfico que cantou e tocou diversos instrumentos.
O almoço foi servido no refeitório da Escola, onde estiveram dezenas de pessoas, incluindo representantes de diversas confrarias. Os suculentos pratos que vieram à mesa foram, trouxas de bacalhau enrolado em couves e naco de touro bravo com batata assada.
A mesa de doces estava composta por pudim do Mosteiro de S. Diniz, toucinho-do-céu do Convento de Odivelas, tarte de marmelada branca com requeijão, marmelos assados em calda de Vinho do Porto e especiarias, mousse de marmelada e banana panada com chocolate e marmelada.
Também houve mesa de queijos regionais, pães, tostas e, claro, marmelada branca de Odivelas.

Troca de oferendas

Troca de oferendas

A confraternização terminou com a tradicional troca de lembranças entre as confrarias presentes, ocasião em que a Confraria do Bucho Raiano ofereceu à Confraria da Marmelada uma garrafa de vinho 2.5 com o rótulo de «Vinho Oficial da Confraria».
plb

Deixar uma resposta