Poiares Maduro quer Dia da Gastronomia

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, garantiu que o governo vai avançar com um projecto de resolução que visa criar um Dia Nacional da Gastronomia. A ideia foi transmitida por ocasião da realização da Assembleia Geral da Federação das Confrarias Gastronómicas, realizada no sábado, dia 15 de Novembro, na Figueira da Foz.

Poiares Maduro esteve com as Confrarias Gastronómicas

Poiares Maduro esteve com as Confrarias Gastronómicas

«Dentro de poucos dias será apresentado o projecto de resolução que visa a criação de um Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa», disse Miguel Poiares Maduro após receber a distinção de Associado de Mérito da Federação das Confrarias, no Casino da Figueira da Foz, perante a presença de representantes de mais de 30 confrarias.
O ministro, que esteve durante quatro horas na Assembleia das Confrarias, garantiu que a gastronomia é um património cultural, social e económico da maior importância para o país, atendendo ao seu forte impacto na vida económica. Disse ainda que a nossa boa gastronomia confere uma vantagem competitiva ao sector do turismo que deve ser aproveitada.

Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas

Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas

Poiares Maduro enalteceu a oportunidade conferida pelo próximo quadro comunitário de apoio, onde haverá verbas para o sector alimentar, em que as confrarias poderão assumir um papel relevante, participando em projectos de base local e promovendo produtos gastronómicos através de parcerias com outras entidades públicas e privadas. A este respeito o ministro sublinhou a importância de na gastronomia portuguesa «conjugar-se o respeito pela tradição com a inovação».
A Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, esteve presente na Assembleia Geral da Federação que recebeu Poiares Maduro, sendo representada pelo Grão-Mestre Joaquim Leal, que também é vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.
plb

2 Responses to Poiares Maduro quer Dia da Gastronomia

  1. Alberto Pachê diz:

    O Bucho Raiano é um dos expoentes da Gastronomia Nacional.A Confraria do Bucho Raiano tem aqui um papel importante a desempenhar.Também a Casa do Concelho do Sabugal, em Lisboa, tem utilizado nos Eventos que realiza esta iguaria da gastronomia beirã.

  2. Virgílio Janela diz:

    Falta dar um passo fundamental, a certificação e conseguir que o bucho seja um produto DOP ( denominação de origem protegida). Não basta afirmar que é um expoente da gastronomia nacional. Muito há ainda a trabalhar. O concelho muito teria a ganhar.

Deixar uma resposta