Festa de Natal 2014

Paulo Sá Machado - Emoções Gastronómicas - © Capeia Arraiana

A Confraria da Broa de Avintes, vai realizar a sua Festa de Natal, no próximo dia 5 de Dezembro, pelas 20,30 horas na Quinta de Gradouro, em Avintes, local habitual onde se realizam as merendas regionais dos nossos capítulos.

Gastronomia natalícia

Gastronomia natalícia

Como é hábito nas nossas realizações a confraternização é aberta a todos os confrades , quer da nossa Confraria quer de todas as outras Confrarias.
Natal é altura de reflexão, não só de um ano, mas também de projetar um ano que deve ser melhor do que o anterior. Sabemos das dificuldades por que todos estamos a passar e estamos seguros que muito se pode fazer para modificar o panorama da gastronomia nacional. Estamos saturados de realizações de fachada que a nada conduzem. Veja-se o que está a passar presentemente na gastronomia nacional. A divisão e a atrapalhação é visível, sem resultados práticos. O que estão a fazer as velhas e grandes confrarias gastronómicas?
Gostaríamos que o ano de 2015, trouxesse nova dinâmica, nova maneira de ver e dinamizar a gastronomia nacional. Sabemos que os festivais gastronómicos proliferam, alguns de duvidosa qualidade não defendendo os seus produtos, mas sim tentando fazer um turismo gastronómico que não tem futuro nas condições que está a ser promovido.
Defendemos a realização de acções junto das entidades de restauração das localidades, incentivando-os a construírem e divulgarem a sal gastronomia apoiada na tradição e nos produtos dos seus territórios.
A chamada gastronomia du terroir, que deve ser procurada e defendida.
Aqui deixamos os nossos sinceros e amigos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2015

Exposição «Emoções Gastronómicas na Covilhã»
Esteve presente até ao passado dia 11 de Novembro nas estupendas instalações da antiga Tinturaria da Covilhã a exposição Emoções Gastronómicas, do Confrade Paulo Sá Machado. Esta exposição tem desde 2006, percorrido o Pais, assim como já esteve presente em Espanha, constituindo um assinalável êxito.
Para além de apresentar cerca de 25 trajes de Confrarias Nacionais e Estrangeiras, mostra utensílios culinários, medalhas, trofeus e outros objectos todos eles relacionados com a gastronomia. A Câmara editou um estupendo catálogo que foi distribuído pelos visitantes.
:: ::
«Emoções Gastronómicas», crónica de Paulo Sá Machado

(Ensaísta, Historiador)
paulosamachado@netcabo.pt

Deixar uma resposta