O Dia do Concelho do Sabugal

Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

O Dia do Concelho do Sabugal corresponde à segunda-feira de Pascoela, dia de Feriado Municipal e jornada em que se celebram três importantes romarias religiosas: a Senhora da Graça, no Sabugal, a Senhora dos Prazeres, em Aldeia Velha, e a Senhora da Granja (designação local da Senhora dos Prazeres), no Soito.

A comemoração em 2014 do agora chamado Dia do Concelho

A comemoração em 2014 do agora chamado Dia do Concelho

A despeito desta tradição, em Maio de 2011 a Câmara fez constar num artigo do novel Regulamento das Distinções Honoríficas que as medalhas e diplomas seriam entregues no dia 10 de Novembro, pretenso Dia do Concelho.
O preâmbulo, enunciando as intenções do dito Regulamento, nada refere quanto ao propósito de ali decretar um novo Dia do Concelho. O artigo 2º, que fixa o objecto do mesmo regulamento, tampouco refere a sua recalendarização. Porém, chegando ao artigo 25º, lemos que as distinções honoríficas «serão entregues em cerimónia pública e solene, de preferência no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Dia do Concelho (10 de Novembro)».
Escrito assim, o leigo terá a impressão de que o Dia do Concelho a 10 de Novembro já estava instituído, ou era de tradição a sua celebração nessa data. Pois nada disso sucedia. A Câmara, tirando o Congresso comemorativo do 7º centenário do foral dionisino, celebrado em 1996, não mais evocou condignamente essa data. Esse congresso, que juntou gente grada em homenagem à nossa história, foi organizado pela Casa do Concelho do Sabugal e pela Câmara Municipal – mas isso foi no tempo em que a Casa era Casa e a Câmara era Câmara.
Era agora necessária uma data para ofertar medalhas e o dia do feriado municipal não seria o melhor, pelo que se decretou para esse efeito, sem discussão nem anúncio prévios, o dia 10 de Novembro.
Pois é verdade que o dia 10 de Novembro é a data em que D. Dinis, no ano de 1296, confirmou o foral leonês do Sabugal. É pois uma data histórica que merece ser assinalada, como de facto o foi por ocasião do sétimo centenário.
Aliás no programa da cerimónia deste ano há uma «Sessão Solene Comemorativa dos 718º Anos da Confirmação do Foral de D. Dinis». Tirante os erros, algo a que o Município já nos habituou (não se escreve «718º Anos», mas sim «718 Anos»; não foi a «Confirmação do Foral de Dom Dinis», mas sim a «Confirmação por Dom Dinis do Foral do Sabugal») a comemoração dessa importante data tem relevância e é oportuna.
Só é pena que este ano o agora apelidado Dia do Concelho ocorra numa segunda-feira, dia de trabalho no Sabugal e no resto do País, pelo que poucos poderão assistir à cerimónia comemorativa. É por isso que no geral dos outros municípios o dia do concelho e a data das cerimónias solenes de atribuição de distinções coincidem com o dia do feriado municipal.
:: ::
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista

Deixar uma resposta