Apanha de cogumelos em Rendo

Freguesia de Rendo - Sabugal - Capeia Arraiana

Pelo sexto ano consecutivo, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Rendo vai organizar o seu «Passeio Micológico», que consiste em dar a conhecer o mundo dos cogumelos comestíveis da região.

O cartaz da iniciativa

O cartaz da iniciativa

Num concelho onde existem muitas espécies micológicas, mas em que nem todas são reconhecidas, a ACDR Rendo pretende uma vez mais demonstrar que muitas são comestíveis. Contudo todo o cuidado é pouco, e a sua correcta identificação é o primeiro passo para evitar problemas maiores.
A iniciativa vai ocorrer no dia 9 de Novembro, domingo, contando com a presença do Engenheiro Gravito Henriques, conhecedor das várias espécies micológicas e que é participante habitual em vários passeios deste género na nossa região. Vai dar-se a conhecer o mundo da micologia, desfazendo alguns mitos acerca da identificação das diferentes espécies de cogumelos. A palestra que o convidado proferirá permitirá conhecer melhor essas espécies, embora isso por si só não transforme os participantes em verdadeiros conhecedores.
A Associação de Rendo apela à comparência na actividade, nomeadamente por parte de quem ainda nunca participou, pois trata-se de uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cogumelos e provar verdadeiras iguarias feitas com base neste alimento.

Rendo mobilizou-se para limpar a floresta

Rendo mobilizou-se para limpar a floresta

Rendo participou na limpeza da floresta
No dia 11 de Outubro a ACDR Rendo associou-se ao Município, juntas de freguesia e outras associações, na acção de recolha de resíduos depositados clandestinamente nas florestas do concelho do Sabugal, intitulada de «Sabugal, Concelho Limpo».
Com 17 voluntários vindos das três aldeias da freguesia, a malta de Rendo empenhou-se na missão e ao final da manhã, com o sentido de dever cumprido, entregou no ecocentro do Sabugal mais de uma tonelada de lixo dos mais variados tipos, desde plástico, vidro, roupas, calçado, etc…
Para além da limpeza a iniciativa pretendeu influenciar os que negligentemente insistem em depositar nas nossas florestas resíduos, de modo a que no futuro não seja precisa a boa vontade e disponibilidade de alguns para remediar os erros dos outros.
plb (com ACDR Rendo)

Deixar uma resposta