Temas mais falados e co maior impacto na semana passada segundo a Marktest: BES e futebol. Sempre o mesmo. Por acaso eu acharia que era a questão do Orçamento Rectificativo, a dos Enfermeiros ou a das pensões. Mas estou enganado…
BES
«O principal tema em destaque na última semana foi novamente o caso BES/GES. Ricardo Salgado, em nova entrevista, recusou assumir as culpas pela derrocada do GES. Nesse contexto, um grupo mexicano ligado à saúde lançou uma OPA à Espírito Santo Saúde. O Novo Banco desmentiu ainda a venda da seguradora Tranquilidade a um fundo Americano. O serviço Telenews registou um total de 99 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 1 hora de emissão e 38 notícias emitidas».
Futebol
«O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. O FC Porto venceu o Lille na pré-eliminatória da Liga dos Campeões».
Destaques
«Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o caso do bebé queimado com água quente em Lisboa foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados».
Notícias
«Na semana compreendida entre 11 e 17 de Agosto de 2014, a RTP1 liderou a oferta de tempo informativo regular entre os canais generalistas, com 35.9% do total, seguida da SIC com 32.3% e da TVI com 31.8%».
Programa mais visto
Foi na TVI: jogo Real-Sevilha, com 1 588 400 espectadores e um «share» de 36,7%.
Minuto mais visto
Foi o Telejornal da RTP 1, na 4ª-f, às 20.15, com 1 019 100 espectadores.
Nota de fecho
Os apresentadores de jornais nas TVs continuam a não saber conjugar nem usar os verbos irregulares e menos ainda os auxiliares. No entanto, na ficha técnica de cada serviço de notícias há sempre o nome de alguém com a função de «editor». Mas não editam nada. Desisto. Estou farto de frases como a que acabo de ouvir: «Esta semana houveram desacatos nas Festas do Mar em Cascais». Não houvera mas era quem lhes puxasse as orelhas a sério…
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply