Badamalos procura mordomos para 2015

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

A RTP dá-nos conta da ansiedade da população de Badamalos porque a festa de 2015 ainda não tem mordomos. «A festa não pode acabar e se for preciso voltamos a repetir a mordomia», defende, no entanto, um jovem da freguesia pertencente ao concelho do Sabugal.

RTP em Badamalos - Capeia Arraiana

Clique na imagem para ver a reportagem da RTP em Badamalos

jcl

2 Responses to Badamalos procura mordomos para 2015

  1. Armindo Gomes diz:

    Meus amigos verdadeiros de Badamalos, fiquei estupefacto com esta notícia e com o desenvolvimento dos factos consumados que nos querem fazer crer.
    Claro que a promoção desta festa tem sido feita e não por acaso e é de louvar. Mas dai e de uma forma abrupta quererem passar a ideia de que ninguém quer a organizar a festa acho que é abusivo e oportunismo.
    O Carvalhal uma localidade mais pequena, com menos recursos humanos, não andam a fazer publicidade que não há ninguém que quer organizar os eventos de lá.
    Em Badamalos existem uns “crânios” com mais olhos que barriga e que pensam que se podem apoderar de património coletivo…Parabéns!!!!
    Meus Caros amigos, organizar uma festa não é fácil, requer tempo, generosidade, amor a terra, equipas que colaborem (trabalhem mais e falem menos), solidariedade das pessoas de badamalos, algum know how que transite de uns anos para os outros, a nível organizativo, financeiro, etc. Estes são os valores que têm que prevalecer…se vingam os valores dos oportunistas, dos interesses egoístas…consequências haverá…
    O que têm de mudar é a forma como organizam as equipas de mordomos…as equipas têm que se formar partindo de principio do voluntarismo, da liberdade e não do principio da nomeação, imposição e estabelecendo-se regras bastante claras, objetivas, por forma a evitar vícios.
    Se estes eventos não servirem para celebrar a vida e as raízes de todos os seus habitantes de uma forma harmoniosa, desinteressada não valerá a pena organizar com mais ou menos gente eventos desta natureza.
    Um grande abraço fraterno a todos os verdadeiros amigos de Badamalos.
    Armindo Gomes

  2. joaoafonso diz:

    Armindo Gomes, 1º informa-te do que se passou, depois critica se achares por bem faze-lo. a ideia inicial não era esta, mas na hora da ressalva ainda não existiam novos Mordomos e por esse caso a peça foi alterada. A ideia inicial era tao só divulgar Badamalos ao Mundo e mostrar o ponto alto da festa que é a Ressalva de Mordomos, queríamos mostrar a festa genuína e incentivar as Aldeias em redor para que retomem a ressalva também. Mas como dizes que no Carvalhal não fazem publicidade bem que podias oferecer-te para Mordomo de Badamalos 😉 e assim trabalhares mais e falar menos.
    Também estas desatualizado em como se encontram novos mordomos em Badamalos, ninguém é nomeado mas sim convidado, já não se nomeia (obriga ninguém há muitos anos) mas sim convida-se e só aceita quem quer. quanto aos “crânios” que falas mais fácil seria apontar nomes ;-), criticar é muito fácil, fazer é muito mais difícil. Abraço, fica bem

Deixar uma resposta