Viseu foi palco da jornada de descanso da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros com muitas iniciativas destinadas aos amantes do ciclismo. O dia começou com os mais pequenos a percorrerem perto de 3 quilómetros no centro da cidade. Cerca de duas dezenas de crianças entre os 6 e os 13 anos participaram na 1ª edição da Mini Etapa da Volta.
A oitava edição da Etapa da Volta RTP Vitalis contou com 625 inscritos, cicloturistas a partir dos 14 anos que tiveram pela frente dois percursos, 65 Km e 100 Km, e deu ainda a oportunidade aos amantes da modalidade de trazerem as bicicletas construídas antes de 1987 e participarem na Classe Vintage. Uma bicicleta Alan de 1974 “conduzida” por José Almeida arrecadou o título da Vintage mais bonita da Etapa da Volta.
Na prova maior da Etapa da Volta RTP Vitalis, 100Km, terminaram 322 corredores. O homem do BTT, Tiago Ferreira, que este ano se classificou em 12º no Campeonato do Mundo de Maratonas, na Áustria, venceu ao sprint na chegada à Avenida Europa, em Viseu. Do lado feminino Marina Leitão, que alinha pela Saertex Portugal, foi quem chegou primeiro. Os 60 mais rápidos a completar os 100 km vão ainda poder ganhar uma das 20 inscrições disponíveis para a “L’Etape du Tour”, em França. O sorteio realiza-se esta quinta-feira, 7 agosto, e os vencedores serão divulgados no site oficial da Etapa da Volta (http://volta-portugal.com/etapas/etapa_volta/home.html). Na prova de 65Km Emanuel Pombo foi o primeiro a cruzar a meta, entre os 202 corredores qualificados e a corredora mais rápida foi Ana Tomás.
7ª Etapa – Belmonte – Seia-Torre (172,5 Km)
Esta quinta-feira, é retomada a guerra pela Camisola Amarela Liberty Seguros com mais um capítulo desta 76ª Volta a Portugal a escrever-se, desta vez, no topo da Serra da Estrela. Com vantagens tão curtas entre o líder Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) e os principais adversários, a sétima etapa vai ajudar a selecionar o lote reduzido de homens que mais condições tem para chegar a Lisboa, no domingo, na condição de vencedor.
Com partida de Belmonte e chegada a Seia (Torre) o pelotão vai enfrentar 172,5 Km. As dificuldades vão surgir depois da passagem pela Covilhã, ainda na primeira fase da etapa, com a subida às Penhas da Saúde. Os corredores descem depois até Manteigas para pedalarem novamente, serra acima, para as Penhas Douradas. Nesta tirada “carrocel” estará ainda para acontecer a subida final feita pela vertente Seia-Sabugueiro até à Torre, o ponto mais alto da Estrela.
A RTP transmite uma emissão especial para acompanhar a etapa rainha da Volta. João Pedro Mendonça e Marco Chagas entram em direto na RTP Informação às 13h15. A emissão continua às 16h00 na RTP1.
plb (com Podium)
Leave a Reply